Especiaria: Linhaça

jul 31, 2013 Sem comentários by

LINHAÇA

Há alguns meses focalizamos a chia. Ela é a especiaria THE BEST 2013.  A sementinha, de origem mexicana, com nome de batismo Salvia Hispâqnica, é a mais festejada promessa  em quesitos  fundamentais para manter e melhorar  a nossa vida.

A chia não está sozinha. Outras duas estrelas brilham e fascinam homens e mulheres que buscam uma vida mais saudável, natural, alimentação balanceada e especiarias que, em parceria com chefs e receitas inteligentes,  fazem muito bem a nossa saúde.

As duas estrelas são a quinoa e a linhaça. 

A quinoa será a nossa próxima atração.  Hoje, vamos conversar sobre a linhaça. Desvendar, para quem não conhece,  algumas de suas propriedades tão positivas que parecem milagrosas. Nada de milagres, acreditem,  só os benefícios naturais que ela tem.

A linhaça é conhecida há mais de cinco mil anos é a semente do linho, uma planta fibrosa de onde se extrai material para a indústria de confecções, daí a origem do tecido linho. Seus benefícios foram além das roupas e a linhaça acabou virando a queridinhas das prateleiras das lojas de produtos naturais,  pelos benefícios que proporciona. E eles não são poucos

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. Prestem atenção: a semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Vamos aos números: gorduras saturadas 9%, gorduras monoinsaturadas 18%, gorduras polinsaturadas – Ômega 3 – 57%; Ômega 6 – 16%.

Muitos estudos buscam confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também tem elementos que podem trazer  benefícios como: baixa de peso, combate a anemia, combater ao câncer da mama, auxiliar no equilíbrio hormonal; e ajudar a prevenir o câncer da próstata;

Pesquisas atestam que o consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue, melhorando o dia a dia de uma enorme população com doenças ligadas ã diabete.

Importante: sempre que você lê matéria sobre a linhaça você é lembrado que a manutenção de resultados positivos só acontece com o consumo regular da especiaria. Regular e sem excessos. É um processo constante de reeducação alimentar.

Modo de Usar na maioria dos casos:

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, misturadas em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem usar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom:

A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de ser cultivadasem agrotóxicos.  A linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3 e é produzida sem muito rigor, o que a torna menos indicada.

Linhaça emagrece?

Se você quer saber se a linhaça emagrece, a resposta é sim, linhaça emagrece.

Porém…

Tal qual a chia, a linhaça não tem o poder de tirar gordura do corpo. Por ser rica em fibras, a especiaria sacia a fome e estimula o intestino, ajudando a emagrecer.  Aí está o milagre: saciar, regular a digestão.

UM DOS MUITOS CARDÁPIOS COM LINHAÇA

Como a linhaça é um dos alimentos mais ricos em fibras, irá ajudar apromover a saciedade já no café da manhã, fazendo com que a pessoa sinta menos fome durante o dia, o que irá fazer com que ela coma menos e consiga “emagrecer”.

Associada a uma dieta balanceada, com poucas calorias, a linhaça pode ajudar na redução do peso e no controle da hipertensão, diabetes e colesterol elevado.

A dose ideal: bater a linhaça no liquidificador e adicioná-la no iogurte, leite desnatado, suco de fruta ou frutas amassadas. A medida ideal para ser consumida durante o dia é de duas colheres de sopa de farinha de linhaça (2 copinhos de café).

O CARDÁPIO

Café da manhã: Vitamina de frutas ou iogurte com 1 colher de farelo de linhaça.

Lanche: Entre o café da manhã e o almoço tome muita água e coma uma fruta ou uma barra de cereais.

Almoço: Consuma saladas temperadas com limão, carnes grelhadas ou cozidas (dê preferência as brancas), legumes crus ou cozidos no vapor, arroz integral e grãos cozidos (feijão, por exemplo).  Uma outra opção é fazer um sanduíche com pão integral (com linhaça) com uma cenoura ralada, alface e peito de frango grelhado.

Lanche da tarde: Coma uma porção de gelatina, fruta fresca, seca ou em calda (sem a calda).

Jantar: Você pode substituir o jantar pela vitamina de frutas com 1 colher de sopa de farelo de linhaça ou por iogurte com a mesma quantidade de linhaça (moída) .

Antes de dormir, se estiver fome, tome um copo de leite de soja com biscoito integral, iogurte ou fruta.

Procure sempre comer nos horários certos, mesmo se não estiver com fome. É normal que você sinta mais sede do que o habitual, tome muita água, isto irá fazer com que você sinta menos fome.

lembre-se: os hábitos alimentares saudáveis devem ser seguidos por toda a vida para manter sempre o seu peso ideal. É importante se amar mais e ser responsável consigo mesmo.

atividade física será sempre uma grande aliada. Faça caminhadas, suba de escada ao invés de ir de elevador, crie uma rotina de atividades em sua vida. Comece devagar com atividades leves e moderadas.

Uma boa noite de sono e evitar ficar estressado também ajuda muito!

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