Especiaria: Quinoa

ago 08, 2013 Sem comentários by

ESPECIARIA: QUINOA

Três especiarias disputam a eleição das queridinhas entre nutricionistas, chefs, pesquisadores, esportistas, pessoas cursando reeducação alimentar. São elas: chia, linhaça e a quinoa. Nesta edição, a última mosqueteira que defende a nossa saúde e ajuda a preservar qualidade de vida, desde que usada com parcimônia. É a quinoa. Uma planta nativa da Colombia, Peru e Chile. Do altiplano andino. Conhecida também como “grão de ouro”, “trigo dos Incas” e “grão-mãe”, a quinoa  era cultivada na América do Sul há cerca de 8 mil anos pelos antigos povos da região. Caiu em pequeno desuso com a  chegada das especiarias européias.
Bastou a NASA ter incluído a quinoa na dieta dos astronautas, para o mundo voltar seus holofotes sobre ela. E não é por pouco. Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 g de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem.
Como vocês devem ter percebido, a quinoa é calórica. Como toda especiaria de ponta, ela ajuda a emagrecer dando ao usuário a ideia de saciedade e pelo seu componente fibroso que azeita a nossa digestão. Recomendação óbvia: a quinoa funciona pela continuidade do uso, acompanhada de uma vida sadável.  Evite uma quantidade maior ou o tiro sairá pela culatra.

Um detalhe fundamental principalmente para os celíacos: a quinoa não contém glúten.

Qualquer pessoa pode consumir a quinoa.  Por ser rica em proteínas, além de recomendada para vegetarianos, ela também é indicada para pessoas com hipersensibilidade ao leite e às pessoas portadoras de doença celíaca (que não podem consumir alimentos com glutén, ou seja, os que possum cevada, aveia, trigo e centeio). Idosos também devem consumir quinoa, já que ela estimula o fortalecimento da imunidade fisiológica. Por possuir ômega 3 e ômega 6, a quinoa é recomendada para pessoas portadoras de psoríase (doença auto-imune crônica de pele) e para atletas, antes e depois dos treinos.

Como eu planto, armazeno e uso a especiaria Quinoa

Brownie de Coco e Quinoa

Especiarias, Quinoa Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Quinoa”

Deixe seu comentário