Como eu planto, armazeno e uso a especiaria Pimenta Jalapeno

ago 21, 2013 Sem comentários by

Como eu planto

A pimenta jalapeno cresce bem num jardim pessoal. Tem manias, claro. Nem pense escolher um canto que não seja o mais ensolarado da casa. Ela adora sol, calor, muito calor!Frio, garoa ou baixas temperaturas, nem pensar. E pouca água, bem pouca. Com regador na mão, cubra a área sem encharcar e está tudo bem. Normalmente é colhida duas vezes por ano. E nem pense reutilizar  o mesmo terreno para replantar novas mudas. Deixe a terra se renovar, fortalecer, por dois anos.

Como eu armazeno

Especiaria Pimenta Jalapeño

Colhidas as especiarias, o procedimento é comum. Separe as boas daquelas com furos, jogue fora as partes com pontos de apodrecendo ou  amolecidas. Lave as pimentas muito bem.

A dica mais comum para conservar  pimentas e outros legumes é em vinagre. Inclusive, mesclando com outros tipos de pimentas, diversificando temperos e tipos de legumes, como a cenoura ou o pepino.

A acidez do vinagre impede a formação de bactérias ou mofo. Isso permite que sua conserva tenha uma validade prolongada, chegando a quase 1 ano se o frasco for mantido em local fresco, muito bem vedado e protegido da luz e do calor.

Como eu uso

Quem  me apresentou esse prato rebuscado e moderadamente caliente foi  o Johnny. É um grande amigo hoje aposentado, morador de Boissucanga,  editor por formação, que cultiva uma horta honesta e adora cozinhar, sempre experimentando.

SALADA  COM CAMARÃO, JALAPENO E LEITE DE COCO

Ingredientes:

Cerca de 2 kg de camarão limpo e descascado, alho e azeite para refogar (só coloque sal depois de cozido);  1 pimenta jalapeña picada; Suco de limão; 2 colheres de sopa de leite de coco; 1 colher de sopa de coco ralado; 1 colher de sopa de shoyu (ou molho inglês) ; 1/2 pimentão amarelo ou vermelho picado; 1 cebola pequena picada; 1 pepino japonês picado (em quadrados bem pequenos); 1 pacote de mix de salada higienizada.

Modo de preparo:

Refogue os camarões com azeite e alho e deixe cozinhar até ficarem al dente. Em uma vasilha funda junte a pimenta jalapeña picada, o suco de limão, a cebola, o leite de coco, o molho shoyu/inglês, o pimentão amarelo picado e o pepino picado. Vá adicionando a salada mexendo devagar. Por fim, junte os camarões e enfeite com um pouco de coco ralado.

Especiaria: Pimenta Jalapeno

Receita: Jalapeno Poppers

Especiarias, Pimenta Jalapeño, Receitas, Saladas Tags: , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Como eu planto, armazeno e uso a especiaria Pimenta Jalapeno”

Deixe seu comentário