Como eu planto, armazeno e uso a especiaria Dendê

ago 28, 2013 Sem comentários by

COMO EU PLANTO

No Brasil, chegou pelas mãos dos portugueses junto com os primeiros escravos, e encontrou condições propícias a sua aclimatação, desenvolvendo-se, principalmente, no litoral baiano, entre Ilhéus e Salvador.

Hoje, são encontradas áreas produtoras no Amazonas, Amapá, Bahia e Pará, este o maior produtor de óleo de palma do País, concentrando mais de 80% da área plantada.

O dendezeiro é uma palmeira que atinge entre 15 m a 20 m  de altura.  Tem um rendimento entre 4 a 6 t de óleo por hectare,  correspondendo a 1,5 vezes a produtividade do óleo de coco, a 2 vezes a do óleo de oliva e mais do que 10 vezes a do óleo de soja.

Como eu armazeno

Você começa a colher frutos do dendezeiro  no final do terceiro ano se vida. Com uma produção entre 6 a 8 toneladas de cacho por hectare. O momento áureo da planta acontece pelo oitavo ano, podendo atingir 25 toneladas de cacho por hectare, produção que permanece nesse nível até o 17º ano, declinando ligeiramente até o final de sua vida útil produtiva, que ocorre por volta dos 25 anos.

O  beneficiamento do óleo de dendê passa por três estágios: esterilização dos cachos, o debulhar e por fim a ação do malaxador, que libera o óleo das células oleiferas.

O processo complexo da plantação, extração e armazenamento você pode conhecer nos mínimos detalhes visitando o site da Embrapa. (http://www.embrapa.br/ )

Como eu uso

Depois de tanta informação, deu uma fome  “arretada”.  Vou compensar  a sua paciência com um prato delicioso. Espero que você goste de camarão e de quebra a mágica mistura entre óleo de dendê e leite de coco.
Rápido.
Mãos a obra!

Camarão Tropical

Ingredientes:

400 g de tomate, cebola e pimentão
250 g de camarão cozido.Uma colher de sopa de
azeite de dendê e outra de azeite.
Chuchu, cenoura e batata, 100 g de cada
2 xícaras de molho de tomate
50 g de abacaxi
Azeite de oliva
Cheiro verde e sal a gosto
1/2 litro de leite de coco
2 colheres de sopa de amido de milho dissolvido em água

Preparo:

Na frigideira, o azeite de oliva e a metade do óleo de dendê para fritar o camarão.
Separe. Em outra panela, o restante do dendê para refogar as verduras e legumes.
Junte o molho de tomate, o leite de coco. Agora misture o camarão. Sal, abacaxi e, por último, camarão tropical na casca do coco.

Fonte: Cozinha Brasileira

Especiaria: Dendê

Feijão com óleo de palma e a especiaria Dendê

Dendê, Especiarias Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Como eu planto, armazeno e uso a especiaria Dendê”

Deixe seu comentário