Como eu planto, armazeno e uso a raiz forte

set 18, 2013 Sem comentários by

Como eu planto

As raízes da Raiz forte preferem locais simples para o seu plantio, como o jardim de sua casa, por exemplo. Importante, que você escolha área sempre arejada,  sem sombras marcantes, nem coberturas claustrofóbicas, local premiado pelo sol e chuva, mescla que a especiaria adora para crescer forte e firme. As folhas de raiz forte são uma atração a parte do crescimento dessa especiaria: lembram muito as folhas de mostarda, um pouco mais firmes na textura e picantes na boca.

Como eu armazeno

O segredo para não perde de nenhuma propriedade da Raiz Forte é armazená-la sob temperaturas de 4 a 10C, em sacos ou potes plásticos bem fechados, no congelador. Importante que ela esteja cortada em pequenos pedaços, sem perder o aroma ou a cor. . Dica bem prática: congele porções para ser usada numa só vez. Outra opção é a conserva em óleo e vinagre. Para melhor aproveitamento da especiaria raiz forte, adicione somente ao finalizar o prato.

Como eu uso

No centro e no norte da Europa, a especiaria raiz forte ralada é muito popular e consumida com presunto e outras carnes cozidas ou grelhadas, como o rosbife. Por ter um aroma quase volátil, é comum ralar a raiz por diversas vezes durante a refeição. Por esse motivo, raramente é utilizada no preparo de pratos quentes, sendo adicionada no momento de servir.

Com tantos atrativos e promessas de sabores apetitosos, está na hora de provar uma das facetas da especiaria raiz forte: Filé de St Peter com molho de raiz forte . Ingredientes: – 4 filés St Peter  (ou salmão, ou linguado); 2 limões médios ; 2 cebolas médias ; shoyu; coentro em pó (se preferir, alguns galhos frescos de coentro); raiz forte  (1 colher de chá de raiz forte em pasta);  sal ; azeite de oliva.

Tempere os filés com os limões, o coentro, o sal e a cebola (ralada ou triturada). Deixe marinando por 2-3 horas. Em uma frigideira antiaderente (ou grelha) untada com azeite de oliva, grelhe os filés de St Peter dos dois lados, acrescentando aos poucos o tempero onde os filés estavam e mais um fio de azeite. Enquanto douram, faça à parte um molho com shoyu, azeite (bem pouco) e a raiz forte. Retire os filés antes que fiquem muito cozidos, coloque em um refratário e cubra com o molho de shoyu e raiz forte. Se quiser, pode enfeitar com cebolinhas cortadas finas ou folhas médias de coentro ou ainda folhas de salsinha inteiras. Sirva em seguida.

Molho de raiz forte

Ingredientes:

1 potinho de iogurte desnatado
2 colheres(sopa)de raiz-forte em pasta
1 colher(chá)de mostarda
1 colher(sopa)de suco de limâo
sal
pimenta
1 colher(chá)de açúcar.

Preparo:

Misture bem o iogurte com a raiz forte, a mostarda e o suco de limão.Tempere com sal e pimenta e adicione o açúcar. Conserve na geladeira até momento de usar.
Como usar: em salada de verduras,e em filés de peixes.

Especiaria: Raiz Forte

Temaki fino de omelete com a especiaria raiz forte

Especiarias, Raiz Forte, Receitas Tags: , , , , ,
Nenhum Comentário para “Como eu planto, armazeno e uso a raiz forte”

Deixe seu comentário