Especiaria: Macis

out 09, 2013 2 Comentários by

O macis, especiaria desta edição, é meio-irmão de outra aqui focalizada: a noz-moscada.

As especiarias tem a mesma mãe: a moscadeira.

Sobre noz- moscada, tema  em edições anteriores, clique aqui e fique bem informado!

A noz-moscada é a fruta em si. E o macis  a membrana laranja-avermelhada que envolve a fruta e tem seu charme e muitas utilidades na culinária. Como vamos ver e aprender!

Para extrair o macis, é necessário deixar secar a fruta da moscadeira durante alguns meses. Após esse período, a casca separa-se do fruto, sendo possível extrair o macis, que em seguida também é deixado a secar, para poder ser prensado. O produto final obtido possui uma cor avermelhada.

A noz-moscada  é encontrada inteira ou em pó, já o macis é encontrado seco. Ambos são utilizados em doces e salgados, principalmente quando o ingrediente principal for queijo, ovos ou leite.

O sabor do macis lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela, porém mais sutil e aromático; por ser levemente adstringente, se sai melhor em pratos salgados.

É bastante usado na cozinha devido a sua versatilidade, servindo desde pratos doces e salgados a biscoitos, tortas, pudins e bolos, até carnes e aves, como condimento.

O Macis tem cerca de 12 % de óleo essencial, composto principalmente por terpenóides – 60 a 80 % -, derivados do terpeno – 5 a 15 % -, e fenilpropanóides – 15 a 20 %.

As culinárias que mais utilizam esta especiaria são as da Índia e da China,  tanto em pratos doces como em pratos salgados. Na Europa é frequente ver o macis no purê de batata e, em particular,  na culinária italiana em massas e pratos de carne.

O macis,  indicam os especialistas,  é  carminativo (ajuda a combater a formação de gases); colagogo (ajuda na formação da secreção biliar); digestivo e estimulante! Deve ser usado em dosagem prescrita por um especialista ou médico de confiança.

Pode ser usado como uma placa inteira  para realçar o sabor de sopas.

Era também muito usado na cozinha medieval, em conjunto com açúcar e mel.

Como eu planto, armazeno e uso a especiaria macis (noz-moscada)

Linguine com Cogumelos e a especiaria Macis

Especiarias, Macis, Noz-moscada Tags: ,

2 Comentários para “Especiaria: Macis”

  1. Emöke Eleonora Bakcsy Müller says:

    Anos atrás comprei Macis de sua firma no Pão de Açúcar. Hoje não tem. Moro na Zona Norte de São Paulo, aonde posso comprá-lo.?
    Espero sua resposta. Grata, Emöke Eleonora Bakcsy Müller

    19/11/2015

    • Armazém das Especiarias says:

      No Mercadão da Lapa ou Centro, lojas de ervas e temperos, e feiras livres.

      Armazém.

Deixe seu comentário