DATAS COMEMORATIVAS – 12 de outubro – Dia das Crianças

out 11, 2013 Sem comentários by

O Dia Mundial das Crianças é comemorado pela ONU dia 20 de novembro, quando foi aprovada a Declaração das Crianças em 1959.

Em Portugal e outros países, a data é comemorada no dia primeiro de junho.

No Brasil, a data 12 de outubro foi oficializada por Decreto em 1924. Mas somente passou a ter um valor definitivo para pais e principalmente indústria de brinquedos em 1960, quando a  Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson e lançou a “Semana do Bebê Robusto” .

A ligação Dia das Crianças e dia de dar presentes está obviamente  explicada.

O que não está ainda explicado, mesmo em 2013, em um país democrático  e rico como o Brasil – somos ou não a sétima economia do mundo, o celeiro do petróleo…? –  é o número de crianças que  “moram” nas ruas, sem eira nem beira, muito menos um amparo ou abraço de uma família ou do estado,  aqui claramente omisso! E não importa o partido dono do Poder!

Que as crianças representam o nosso futuro e os destinos deste país, não tenho  nenhuma dívida. Mas para chegar até lá, algumas vão levar tantas “rasteiras” da vida, do sistema econômico e político – sem falar do judicial-  que precisarão ser muitos fortes para pleitear os seus direitos. Ou seguir  o conselho de uma velha canção que muito ouvi na voz do Noite Ilustrada: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!

Do ponto de vista ideal, a criança representa mudança, renovação e a criatividade.

Como filhos da primavera, estas jovens sementes  reflorescem o pomar de muitas  vidas. Renovam famílias e preparam os caminhos para o Verão que virá breve.

Que as nossas e novas gerações – filhas privilegiadas da informática, do universo duplicado por arquivos nas nuvens, das possibilidades da célula tronco – recebam uma educação ecumênica, cujo amor ao próximo e ao universo tenha  um valor vital. Praticado e respeitado.

Das crianças espero o gesto sem preconceitos, a crítica sem pudor nem comprometimento com as bases.  A não ser aquelas bases que sustentarão a vida na terra por muitos e muitos anos.

Das crianças espero a esperança. Novos adolescentes, jovens, pais e velhos que desenvolvam  e devolvam  a beleza, o respeito e a dignidade ao ato de viver.

Das crianças espero  um sorriso!

Para homenagear o Dia das Crianças,  separei duas receitas deliciosas.

GELADO DE KIWI

Ingredientes:

1 embalagem 200ml de leite de coco Light
3 Kiwis fatiados
6 biscoitos champanhe picados
2 xícaras de chá de leite
4 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
1 lata de leite condensado

Preparo:

Forre 6 taças com os biscoitos, e regue-os com um pouco de leite, coloque uma camada de kiwi deixando algumas fatias para enfeite, reserve.
Bata por cinco minutos no liquidificador as gemas, o amido de milho, o restante do leite, o leite de coco Sococo e o leite condensado. Transfira para uma panela e cozinhe, sem parar de mexer até obter um creme consistente. Retire do fogo e espere amornar, mexendo algumas vezes. Despeje sobre o kiwi e decore com as fatias restantes.

BOLO DO AMIGO

Ingredientes:

Massa de pão-de-ló:
6 ovos
2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
5 colheres sopa de chocolate em pó
1 xícara de chá de leite fervente
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de açúcar

Recheio 1:
1 embalagem de 200 ml de leite de coco Sococo
1 embalagem de 100 g de coco ralado Sococo
300 g de fondant branco
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de conhaque

Recheio 2:
1 embalagem de 100 g de Sweet coco
2 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de açúcar
1 lata de leite condensado

Cobertura:
200 g de chocolate meio amargo
1 colher de sopa de manteiga

Preparo:

Massa: Bata as claras em neve e junte o açúcar e as gemas, batendo bem. Acrescente o chocolate e a farinha. Pare a batedeira e coloque o fermento em pó e sobre ele o leite fervente. Misture até obter uma massa homogênea. Asse em forma untada e polvilhada com farinha.
Recheio 1: Misture o fondant com o conhaque, junte o coco ralado Sococo hidratado com o leite de coco e dê o ponto com o leite condensado. Reserve.
Recheio 2: Faça uma calda em ponto de fio médio com a água e o açúcar. Junte os demais ingredientes e deixe engrossar por alguns minutos em fogo lento. Empregue frio.
Cobertura: Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente a manteiga e misture bem. Aplique sobre o bolo ainda morno.
Corte o bolo em 2 camadas, colocando os recheios ( um em cada camada) e aplicando a cobertura cobrindo todo o bolo. Decore a gosto.

Coco, Datas Comemorativas, Receitas, Receitas com coco, Sobremesas Tags: , , , , ,
Nenhum Comentário para “DATAS COMEMORATIVAS – 12 de outubro – Dia das Crianças”

Deixe seu comentário