Datas Comemorativas: 22 de novembro – Dia do Músico

nov 22, 2013 Sem comentários by

Há alguns anos, vi e ouvi entrevista com o maestro Julio Medaglia, um dos intelectuais mais completos deste país.

Suas opiniões nem sempre são unânimes, daí a sua genialidade.

Dizia o maestro: “Conheço pessoas que não gostam de teatro; conheço pessoas que não gostam de artes plásticas; conheço pessoas que não gostam de esculturas; conheço pessoas que não gostam de literatura. O que eu não conheço é uma pessoa que não goste de música.”

Esta frase iluminou definitivamente a minha compreensão desta arte que – realmente – todos amamos.

Quem fábrica a música é o músico. E hoje, 10 de novembro, é o seu dia.

Um pouco de história.

Hoje é dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos.  O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.

O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.

A história do músico e da música já rendeu dezenas de excelentes compêndios.

Aqui no Armazém das Especiarias queremos apenas prestar modesta homenagem a este artista, artesão ou apenas curioso que faz música. O músico.

Existe uma outra teoria que está registrada nestes estudos sobre o relacionamento música e pessoas que diz mais ou menos o seguinte: nós passamos praticamente 100% do nosso dia a dia ouvindo música. Quer seja música que a gente goste ou não.

É verdade. Você vê televisão e tem a trilha sonora da abertura, dos personagens, a música incidental. No intervalo, o comercial. Mais música. Dificilmente você não ouve a música que os outros membros de sua família ouvem. Qualquer rádio, computador ou TV ligados e você, mesmo que parte de uma música enfeita o seu dia. Você vai ao cinema, teatro, um concerto. Mesmo a música das ruas, que parece ser uma grande balburdia, é vista por alguns estudiosos como a música, o universo sonoro que envolve o nosso viver em sociedade.

Atualmente, 2013, é comum a meninada – e não somente a meninada – andar com fones de ouvido escutando música o tempo todo. Alguns chegam a ouvir centenas, enquanto o nosso quase falido transporte coletivo os conduz ao trabalho, a um passeio, a uma festa ou a sua faculdade.

Um aspecto – entre milhares – que gosto da música é a sua “força suprema”.  Explico. Quando você entra num ambiente e está tocando aquela música que você gosta, alguma coisa acontece no seu coração e no seu cérebro. De repente, você parece querer dançar, ou fazer pequenos movimentos acompanhando a melodia. Você praticamente perde o controle do seu corpo. E dança conforme a música.

Concordo plenamente com o maestro Júlio Medaglia: todos nós gostamos de música. E homenageamos aqueles que as fabricam: os músicos. Não importa o gênero. Há espaço para todos. Felizmente!

Nós da equipe do Armazém das Especiarias queremos homenagear desde o músico amador ao profissional. Parabenizar as horas que muitos músicos estudam diariamente para exercer a sua profissão com esmero e arte. E em especial homenagear o pianista e  maestro João Carlos Martins, um amante da música que resistiu bravamente diante de muitas contrariedades. Lutou buscando forças do fundo da alma e hoje continua regendo,  incentivando e criando orquestras, prestigiando novos músicos e respirando aquilo que mais gosta: a música. Como um músico exemplar! Saúde e vida longa maestro João Carlos Martins.

Datas Comemorativas Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Datas Comemorativas: 22 de novembro – Dia do Músico”

Deixe seu comentário