Como eu Planto, como eu Armazeno e como eu Uso a Especiaria Alcachofra

nov 27, 2013 Sem comentários by

Como eu planto

Clima. A alcachofra pode ser cultivada dentro da faixa de temperaturas indo de 5°C até 30°C, mas cresce melhor em temperaturas médias de 13°C a 18°C. É necessário um período de baixas temperaturas para induzir o florescimento, sendo que as regiões ideais para o cultivo de alcachofra têm um inverno moderadamente frio e um verão moderadamente quente.

A planta geralmente suporta somente geadas leves. Quando o clima está muito quente e seco os capítulos florais tendem a abrir precocemente.

Luminosidade. A alcachofra necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Cultive em solo bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. A alcachofra não cresce bem em solos muito ácidos.

Irrigue de forma a manter o solo úmido, sem que permaneça encharcado. A planta é resistente à seca, mas não produz bem quando falta água.

Como eu uso

O preparo da alcachofra é bastante simples. No entanto, pequenos cuidados devem ser observados. Lave bem as alcachofras com água corrente, para tirar toda terra. Deixe-as de molho em água, sal, gotas de limão ou vinagre, para evitar que escureçam. Corte os caules. Coloque em uma panela com água quente com gotas de limão e cozinhe por cerca de 20 minutos. Para saber se está cozida, veja se as pétalas soltam-se facilmente. Use panelas esmaltadas ou de aço inoxidável; as de alumínio escurecem a alcachofra.  No cozimento, coloque o suficiente para cobrir a metade da alcachofra. Se quiser só o coração, depois de cozida, retire as pétalas, os espinhos e a seda que fica em volta do fundo e pronto.

Como eu armazeno 

Se puder, saboreie a alcachofra no dia de sua compra. No estado mais fresco possível e com todo o potencial de suas qualidades preservado.  Se tiver de esperar o preparo, o tempo máximo deve ser de cinco a sete  dias. Borrife a alcachofra com água, acondicione num saco plástico bem fechado e guarde naquela gaveta da geladeira destinada aos legumes. Até novembro é época de colheita da alcachofra, tempo em que estão mais frescas e mais em conta.

Especiaria: Alcachofra

Fundos de Alcachofra à Moda da Rainha

Alcachofra, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Especiarias Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Como eu Planto, como eu Armazeno e como eu Uso a Especiaria Alcachofra”

Deixe seu comentário