Como eu Planto, como eu Armazeno e como eu Uso a Especiaria Erva-Cidreira

dez 04, 2013 Sem comentários by

Como eu planto

Pode ser plantada em um vaso ou jardineira.  Seu cultivo pede um espaçamento de 50 x 70 cm. Adapta-se bem a vários tipos de solos, com preferência por aqueles com boa drenagem, Prefere uma adubação com esterco de gado bem curtido, de aves ou composto orgânico. O cultivo de erva-cidreira tem bom desenvolvimento em locais com clima temperado e subtropical. Porém, a planta não tolera temperaturas muito elevadas nem muito frias. O excesso de sol forte e a falta de água provocam uma aparência de queimado nas bordas das folhas. O  florescimento da erva-cidreira ocorre no fim do verão, com o aparecimento de flores pequenas nas colorações branca, rosa e amarela.

Como armazeno

As folhas adultas podem ser colhidas e secas, juntamente com as flores. A primeira colheita da plantação da erva-cidreira é permitida a partir do sexto mês. Faça o corte na planta a dez centímetros do solo. Após a evaporação do orvalho, pela manhã, é o melhor horário para a colheita. Use bandejas para secar as folhas. Ou, em feixes bem afastados, pendure-as em um varal. Uma vez separadas todas as impurezas, seque as folhas o mais rapidamente possível num lugar arejado e sombrio. O tempo úmido prejudica o bom aspecto das folhas. A melhor maneira de conservar as folhas, uma vez secas, é guardá-las em recipientes hermeticamente fechados.

Como eu uso

A erva cidreira é indicada para a preparação de  alguns pratos como efeito decorativo ou mesmo na sua confecção. Em doces como pudins, gelados, sorvetes e alguns bolos, as suas folhas verdes dão um sabor e toque muito especial. É também indicada para aromatizar licores e vinagres, assim como carnes e saladas, marinadas, verduras, geléias, pudins, guarnições, licores (Beneditino e Chartreuse).

Outra área em que esta erva é muito usada é na fabricação de cosméticos, perfumes.

Especiaria: Erva-Cidreira

Receita: Brigadeiro de Erva-Cidreira

Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Erva-Cidreira, Especiarias Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Como eu Planto, como eu Armazeno e como eu Uso a Especiaria Erva-Cidreira”

Deixe seu comentário