Especiaria: Erva-Cidreira

dez 04, 2013 Sem comentários by

O nome oficial dela é cheio de lusco-fusco e amparado por um passado de muitas histórias: Melissa Officinalis. É da família da menta, da hortelã e do boldo (que auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo ), nativa da Europa meridional (também conhecida por Europa mediterrânea – compreende os países situados no sul do continente, quase todos banhados pelo mar mediterrâneo: Portugal, Espanha, Itália, Grécia). O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial. Para os mais íntimos, aqui no Brasil, ela é erva-cidreira.

É uma planta muito utilizada na gastronomia, medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia (ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito positivo que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo). É indicada/utilizada para acalmar, desinfetar, auxiliar na cura da má digestão, prevenir doenças cardíacas, controlar a pressão, dor de cabeça, prevenir pé de atleta, melhor o sono e minorar a perda do apetite.

Em qualquer um destes casos, o seu médico homeopata ou halopata, o seu fitoterauta de confiança devem sempre ser consultados para avaliar conduta, doses. Qualquer excesso ou rota equivocada pode ser prejudicial a sua saúde. E não é isto que nos interessa.

Atenção especial. Uma contraindicação já percebida tem que ser avaliada sempre e cuidadosamente: pessoas com qualquer grau de doenças da tireoide.

Chá de erva-cidreira

Os estudiosos desta planta, associam que os benefícios do chá de erva-cidreira estão relacionados as propriedades medicinais que ela possui.

Em princípio pode até parecer estranho, mas uma das indicações de uso do chá de erva-cidreira é para dor de dente. Especialistas aconselham que para acalmar a dor de dente (em seu estado suave) a dica é fazer bochechos com o chá de erva-cidreira, pois esta planta possui propriedades calmantes.

Após fazer o bochecho com o chá, é importante fazer a higiene frequente da boca. Escovar os dentes corretamente – consulte o seu dentista – todos os dias ajuda a mantê-los saudáveis. Se a dor persistir, recomenda-se uma consulta com o dentista.

Receita: Brigadeiro de Erva-Cidreira

Como eu Planto, como eu Armazeno e como eu Uso a Especiaria Erva-Cidreira

Erva-Cidreira, Especiarias, Receitas Tags: ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Erva-Cidreira”

Deixe seu comentário