Especiaria: Anis Estrelado

dez 18, 2013 1 Comentário by

Anis Estrelado ou Estrela-de-anis  (Illicium verum) é uma planta originária da China e do Vietnã. É considerado uma especiaria de uso medicinal e culinário. Possui um aroma idêntico ao do anis, pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte.

O anis estrelado não é uma especiaria superstar no Brasil. Devido ao seu gosto forte que em culinária nacional é muitas vezes substituído pela erva-doce. Não é cultivado em nosso território, sendo importado principalmente da Europa.

Pode se ferver leite com alguns frutos do anis e usar na produção de bolachas ou pães. É também utilizado na produção de alguns licores e bebidas alcoólicas, como a sambuca: licor incolor de origem italiana com ervas aromáticas e forte perfume de anis. Conhecido por ser ótimo digestivo. Pode ser consumido puro, em coquetéis; na gastronomia flambado com gãos de cafés tostados.

O anis estrelado é Ingrediente essencial ao pó de cinco especiarias: sementes de funcho, canela, cravo e pimenta de sichuan. Mas pode incluir também gengibre em pó, noz moscada e alcaçuz. Na cultura chinesa o equilíbrio entre os cinco sabores (amargo, doce, salgado, ácido e picante) é importante para manter a saúde.
É usado na culinária chinesa em sopas, caldos, marinadas, para carne de porco, pato e frango. Na cozinha vietnamita é cozido em caldos e no pho (sopa de macarrão e carne). Na Índia, o anis estrelado é comumente usado para substituir o anis por ser mais barato.

Pratos da culinária chinesa atualmente fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros, visto a quantidade de restaurantes que temos em grandes cidades, principalmente em São Paulo. E a difusão de sua culinária por casas especializadas que entregam as refeições em domicílio.

Uso medicinal. Sempre acompanhado de uma orientação: busque informações com o médico ou especialista de sua confiança. Procure saber a composição correta para o seu caso, para evitar excessos ou intoxicações. E nunca esqueça que a especiaria pode ser e é um auxiliar. Nunca um remédio específico.

Princípios ativos. Muito rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. O anis estrelado é constituído basicamente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente antiviral.

O laboratório Roche possui a tecnologia para extração deste ácido do anis estrelado, e a partir desta substância isolada elabora o medicamento Tamiflu, um antiviral potente que ficou muito famoso e teve um grande crescimento de vendas no período da “gripe aviária” e agora mais recentemente na “gripe suína”.

O chá de Anis estrelado é indicado para: gripes, cólicas, náuseas, doenças da bexiga, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante, fluidificante das secreções brônquicas, antisséptica, aromática, calmante, digestivo, diurético, estimulante, estomáquico….

É sonífero, abre o apetite, acalma inflamações do estômago e é um antídoto contra mordeduras de escorpiões. Tomado em infusão (30 gramas de sementes para um litro de água) combate os gases, aumenta a secreção láctea da mulher e regula as funções menstruais.

O Anis Estrelado pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, nos supermercados ou mercados municipais.

Anis Estrelado: como planto, armazeno e uso

Receita: Salmão ao Anis Estrelado

Anis Estrelado, Destaques, Especiarias Tags:

Um Comentário para “Especiaria: Anis Estrelado”

  1. Mariana Teles Marcondes says:

    Adoro anis estrelado não sabia de sua enorme qualidade,para mim era só saboroso.Muito obrigada,vou usa-lo agora com mais frequência nas receitas e nos chás,sempre usei em compotas de maçã,pera ,goiaba etc,nunca usei em pratos salgados e chás.

Deixe seu comentário