Especiaria: Salsão

jan 08, 2014 1 Comentário by

No século XVII, os italianos conhecem o salsão (aipo) em sua forma silvestre. Somente no século XIX foi adotado por ingleses e americanos.

O salsão é uma planta bastante aromática. De cor verde, é composta de talos, folhas e sementes – e pode ser consumida por inteiro: crua, ralada ou cortada em rodelas.

Na culinária brasileira é geralmente usado no preparo de sopas, saladas (como a de lentilha, de salsão com maçã) e condimentos.

Presente em vários pratos que enchem a mesa no final do ano, o salsão  é rico em vitaminas . “Tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro daquelas presentes na alface, por exemplo”, diz a nutricionista Inty Davidson (SP). E o melhor de tudo: é magrinho, magrinho. Cada 100 g fornece apenas 20 calorias. O cheiro forte e peculiar da planta é resultado de óleos essenciais formados por várias substâncias como limoneno (a mesma da casca do limão) e o flavonoide apigenina. É exatamente esse flavonoide um dos principais ingredientes que faz com que a planta seja mais que um simples gostinho bom no prato.

Valor nutricional de 100 g de salsão (2 talos)
Energia 11 calorias
Carboidratos 1,5 g
Proteínas 1 g
Gorduras 0,1 g
Fibras 2 g
Sódio 110 mg
Vitamina C 8 mg
Cálcio 52 mg
Ferro 0,5 mg
Fósforo 32 mg
Magnésio 14 mg
Potássio 305 mg

Sempre cotado como um calmante natural é também citado como afrodisíaco, já que acredita-se que contém feromônios masculinos que atraem as mulheres, de acordo com o site Health Diaries.

Além de incrementar seus pratos, o salsão, por todos os seus componentes,  traz vantagens para o seu corpo. A nutricionista Roseli Rossi enumera alguns benefícios:
● É capaz de diminuir a pressão arterial devido à grande concentração de potássio.
● Fortalecimento do sistema imunológico em razão do ao alto teor de vitamina C.
● Redução da produção de radicais livres também por causa da vitamina C, da cumarina e o limoneno.
● Ação diurética.
● Ação tônica pela presença de vitaminas e minerais.
● Anticancerígeno e anti-inflamatório graças à apigenina.
● Fortalecimento do sistema neurológico pela presença das vitaminas do complexo B.
● Auxilia no fortalecimento da massa muscular e óssea, já que tem em sua composição cálcio, potássio e fósforo.
● Proteção da pele graças à vitamina A.
● Diminui a acidez metabólica.
● Previne a gota.
● Previne a formação de cálculo renal graças ao potássio.
● Reduz a artrite por meio de substâncias como o limoneno e a cumarina.
● Diminui o colesterol por causa das fibras.
● Melhora o apetite.

Temos ainda, a título de informação,  o que dizem estudos recentes da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos  que apontam o  salsão como elemento que pode ajudar a proteger contra o câncer. Tomara!

Na páscoa judaica a raiz do salsão é usada na preparação do sêder (jantar cerimonial  em que se recorda a história do Êxodo)
Receita de Frango com Gengibre, Salsão e Maçã 
Salsão: como comprar, armazenar, usar e plantar

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Um Comentário para “Especiaria: Salsão”

  1. Heloisa says:

    Muito útil exclarecedor

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