Salsão: como comprar, plantar, armazenar e usar

jan 08, 2014 Sem comentários by

Como eu compro

O salsão pode ser comprado em maços ou solto por unidade. Para saber se está fresco, verifique primeiramente a cor. As folhas devem estar bem abertas e apresentar a cor verde bem forte e brilhante. Além disso, quando o salsão está fresco, ele é pesado em relação ao seu volume. Segure-o e sinta o peso, se estiver leve é sinal de que está murcho.

Como eu planto

O aipo ou salsão cresce melhor se cultivado em clima ameno, com temperaturas entre 15°C e 21°C. Alguns cultivares suportam geadas leves, mas baixas temperaturas podem induzir a planta a florescer precocemente.

Melhor quando dispor de luz solar direta pelo menos durante algumas horas diariamente, mas tolera sombra parcial. Em regiões mais quentes, talvez se obtenha melhores resultados se o aipo for cultivado em um local mais fresco com sombra parcial, ou de forma a evitar a luz solar direta nas horas mais quentes do dia.

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. A planta é tolerante quanto ao pH do solo.

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado.

Como eu armazeno

Muitas vezes, o aipo virá em um saco plástico. Aipo armazenados desta forma irão durar cerca de 7-14 dias. Também é recomendado lavar, secar e remover todas as folhas deterioradas ou danificadas e caules anteriores ao armazenamento.

Tente envolver o aipo em papel alumínio. Lave-o para remover toda a sujeira e outros itens. Deixe secar e depois embrulhe-o no papel alumínio. Usando este método, ele pode durar semanas.

Coloque em um recipiente forrado com papel toalha. Este método é recomendado para lavar os talos de aipo separados e colocá-los em camadas dentro do recipiente, enquanto o aipo ainda está úmido. Adicione outra camada de papel toalha e coloque na geladeira. Com este método, o aipo deve durar mais tempo do que o método com o saco plástico.

Embora o salsão possa ser guardado na gaveta da geladeira por vários dias, não é conveniente conservá-lo por mais de 3 ou 4 dias, pois ele perde seus nutrientes com muita facilidade. Antes de guardá-lo, lave e coloque em saco plástico.

Se por acaso tiver salsa em quantidade, pode conservá-la da seguinte forma : arrancar a salsa toda, lavá-la e picá-la. Depois, pode colocar em caixas herméticas ou até em recipientes de vidro e congelar. Dessa forma, além de não estragar a salsa, pode ter este condimento o ano inteiro e sempre fresco.

Como eu uso

“Seu chá é diurético, o que ajuda no emagrecimento, é bom para o humor e um excelente expectorante”, afirma Sylvana Braga nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular e também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia”. De acordo com a médica, ele também auxilia na prevenção da perda de voz, da anemia e também das doenças de pele

O suco desse vegetal batido com cenoura e tomate pode causar um efeito estimulante. Com uma colher de mel se torna benéfico para as pessoas que tem insônia e com sal, a ingestão de seis colheres, torna-o um ótimo purgante.

 

Receita de Frango com Gengibre, Salsão e Maçã 
Especiaria: Salsão

Salsão Tags: , , ,
Nenhum Comentário para “Salsão: como comprar, plantar, armazenar e usar”

Deixe seu comentário