Datas Comemorativas: Dia nacional do fotógrafo e da fotografia

jan 10, 2014 Sem comentários by

Documentos de várias fontes brigam para estabelecer a data oficial do nascimento (chegada) da fotografia no Brasil.

Alguns calendários registram os dias 6,7,8 e até 9 de janeiro como a data correta.

Outros dão conta de que a data certa é 16 de janeiro, visto que foi neste dia que o primeiro daguerreótipo (um equipamento responsável pela produção de uma imagem fotográfica sem negativo) desembarcou no país.

Oficialmente, no dia 19/08/1839 a fotografia foi anunciada ao mundo, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre.

Ainda assim, há controvérsias.

Segundo o historiador Bóris Kossoy, autor de vários livros sobre fotografia e professor titular da USP – Universidade de São Paulo,  houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil, pelo pesquisador Hércules Florence, seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguérre…

Debates a parte, informados apenas para cultura geral dos nossos leitores, o importante mesmo é falar desta arte que mudou a forma de comunicação da humanidade: a fotografia e o seu sujeito principal, o fotógrafo.

Até 1839, os únicos registros que você e a maioria da população mundial encontrava da realidade e de famílias importantes estavam nos quadros de pintores famosos. E claro, não disponíveis ao público em geral.

A descoberta da fotografia e sua posterior popularização: a Kodak inventou e passou a vender a câmara Brownie  em 1900. Ela custava um dólar americano e tirava oito fotos por rolo de filme.

Pronto. Todos podiam ser fotógrafos e registrar, a seu bel prazer, tudo o que quisessem.

A fotografia ampliou a informação do povo sobre outras culturas – as quais nunca teriam acesso. Permitiu que famílias até muito simples registrassem suas festas, parentes, vida em comunidade.

E deu o ponto de partida para o nascimento de outras formas de cultura de massa,  como o cinema e a televisão.

É fundamental entender porque a fotografia se tornou revolucionária para a comunicação. Inventada, ela era a única arte que podia registrar a realidade em um momento único. Depois do clique , essa realidade tinha ido embora e nunca mais ia voltar. Restava a fotografia – como lembrança daquele momento,  que poderia ser consultada quando as pessoas quisessem.

Por exemplo. De um ponto de vista familiar, as fotografias antigas, ou até recentes, são o único testemunho de como eram nossos parentes. Aparência, como se vestiam, que tipo de cabelo usavam, se andavam de carro ou bicicleta. E de como eram as cidades em que viviam. Fantástico, não!

Se você ampliar este raciocínio para a nossa vida social, política e cultural, veremos que a função da fotografia foi e é também a de registrar – como extrema exatidão – a nossa história. A história do Brasil. E de outros países.

No século XX!, a fotografia convive muito bem com seus “filhos”cinema e televisão.

Com a informática, telefones digitais e outros aparelhos podendo registrar imagens, a fotografia tem a sua popularização ampliada. Novamente, como na época das câmaras Brownie, todos podem virar fotógrafos. E espero, a nossa história, seja cada vez mais preservada.

No caso do Armazém das Especiarias, a fotografia está presente em praticamente todos os posts. Temos  uma receita e a foto do prato pronto. Quando falamos das especiarias, a foto nos ilustra como ela são. Reconhecemos os principais chefs que colaboram com suas receitas deliciosas. E quando um membro de nossa equipe viaja para o exterior, as fotos nos remetem a comidas exóticas, especiarias por lá apreciadas e as paisagens de terras distantes, bem como a sua população, costumes e comportamentos.

A equipe do Armazém das Especiarias saúda a fotografia e os fotógrafos, amadores ou profissionais, na esperança de que suas fotos,  em nosso blog,  iluminem e aproximem, cada vez mais,  toda a riqueza culinária deste país criativo em sabores e diversidades gastronômicas.

Datas comememorativas, Datas Comemorativas Tags:
Nenhum Comentário para “Datas Comemorativas: Dia nacional do fotógrafo e da fotografia”

Deixe seu comentário