Coluna especial: Alimentação Vegetariana

fev 04, 2014 Sem comentários by

 

O Armazém das Especiarias inicia com este post uma investigação sobre as diferentes formas de pensar e agir na questão alimentação. 

Qual é o comportamento, como nasceu e qual é a “filosofia” que rege os diferentes grupos?

Quais as as receitas?

Nossa primeira incursão focaliza a Alimentação Vegetariana.

Basicamente, o regime alimentar Vegetariano é aquele que exclui da dieta todos os tipos de carne: boipeixefrutos do marperufaisãopaca,porco, carneirofrango e qualquer ave, bem como todos os alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimento de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.

O vegetarianismo tem sua origem na tradição filosófica indiana ligado a noção de pureza e contaminação, não correspondendo – a época –  com a visão de respeito aos animais. Tal postura é muito recente na história:  data a partir do século XIX em alguns países da Europa.

Dietas vegetarianas normalmente são ricas em proteína, carboidratos, fibras dietéticas, magnésio, potássio, antioxidantes – vitaminas C e E, além de apresentarem baixa ingestão de gordura saturada e colesterol. Estudiosos apontam que as dietas vegetarianas apresentam menor ingestão de vitamina B12, vitamina D, cálcio, selênio, iodo, ferro, zingo.

Defensores da alimentação relacionam alimentos que suprem estas necessidades com a troca de um regime alimentar que incluía qualquer tipo de carne pela Vegetariana.

Caso você opte por mudar, é sempre importante consultar um nutricionista ou endocrinologista para garantir a adequada combinação dos alimentos e não somar algum o risco à saúde por inadequação alimentar.

As vertentes da alimentação Vegetariana:

  1. Ovolactovegetarianismo –  Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Só há a exclusão de qualquer tipo de carne.
  2. Lactovegetarianismo – Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Dieta tradicional da população indiana.
  3. Ovovegetarianismo –   Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.
  4. Vegetarianismo semiestrito  – Dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.
  5. Vegetarianismo estrito  – Também chamado de vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, retirando da dieta todos os produtos de origem animal.

Essa forma de dieta é frequentemente confundida com o veganismo. O que está incorreto. A alimentação vegana será focalizada em nosso próximo post. Com as diferenças bem assinaladas.

Vegetarianismo em Portugal: mais de um século de história:

Diferente do que se possa pensar, o vegetarianismo não é uma tendência recente em Portugal e tem mais de um século de história.
A primeira referência remonta ao início do século XX (provavelmente 1908), com a criação da Sociedade Vegetariana de Portugal, fundada na cidade do Porto, pelo Dr. Amílcar de Sousa, e situada na Avenida Rodrigues de Freitas.

Essa mesma associação criou, em 1909, a revista “O Vegetariano”, designada por mensário naturista ilustrado, e dirigida pelo Dr. Amílcar de Sousa, um médico especializado em dietética e nutrição. A revista durou pelo menos até 1915.

A publicação apresentava além de variados artigos, ilustrados com fotografias de crianças e adultos vegetarianos, receitas vegetarianas e anúncios relacionados com a filosofia da revista. Publicava o comércio de fruta, pão integral, vinho sem álcool e outros alimentos naturais, consultórios de médicos naturistas, termas e estâncias naturistas. http://www.avp.org.pt/1/post/2013/03/vegetarianos-h-mais-de-um-sculo.html

No Brasil, a alimentação vegetariana ganha força no final dos anos 70 e início dos 80. Uma das precursoras é Marly Winckler. Vegetariana desde 1982, Marly Winckler é coordenadora para a América Latina e o Caribe da União Vegetariana Internacional (IVU – www.ivu.org), preside a Sociedade Vegetariana Brasileira (www.svb.org.br) e foi responsável por organizar o 36º Congresso Vegetariano Mundial, que aconteceu na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, em 2005. Ela é autora do livro Vegetarianismo – Elementos para uma Conversa

Sociedade Vegetariana Brasileira – http://www.svb.org.br/

O dia primeiro de outubro é comemorado como o dia mundial do vegetarianismo. No Brasil, 8% da população das principais capitais e regiões metropolitanas se declara vegetariana. (dados do Ibope, 2012).

Sobre o VEDDAS:

O VEDDAS trabalha para promover a defesa dos direitos animais e difundir os argumentos em favor de uma alimentação e estilo de vida livres da exploração de seres inocentes.

Ademais, a adoção de uma dieta vegetariana implica numa melhora da qualidade de vida e garante o futuro do nosso planeta para os animais humanos e não-humanos.

VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

www.veddas.org.br

veddas@veddas.org.br

Frases:

Ao longo da história artistas, historiadores e pensadores manifestaram sua simpatia pela alimentação vegetariana e à proteção dos animais.

  • “Se você pudesse ver ou sentir o sofrimento, você certamente não pensaria duas vezes. Devolva a vida. Não coma carne.” – Kim Basinger
  • “Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.” – Albert Einstein
  • “Ser vegetariano é estar sempre em boa companhia, com gente leal, culta, ecológica, fiel e espiritualizada.” – Swami Vyaghrananda
  • “Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral.” – Abraham Lincoln
  • “Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.” –  Victor Hugo

Sites, blogs e espaços vegetarianos na Net

Cantinho Vegetariano – http://www.cantinhovegetariano.com.br/

Vida Vegetariana –  http://www.vidavegetariana.com/site/blog.php

Alimentação Vegetariana – http://www.alimentacaovegetariana.com/

Vegetariano Como Oquê? http://www.vegetarianocomeoque.com.br/

Ela é Vegetariana –  http://elaehvegetariana.wordpress.com/

Segredos da Horta –  http://segredosdahorta.blogspot.com.br/

Pratos Vegetarianos –  http://pratosvegetarianos.blogspot.com.br/

Comida Vegetariana Viva –  http://comidavegetarianaviva.blogspot.com.br/

Mi Cocina Vegetariana –  http://cocinavegetarianayvegana.blogspot.com.br/

Menu Vegetariano  –  http://menuvegetariano.blogs.sapo.pt/312.html

Confira aqui uma deliciosa Receita vegetariana: Bolo de legumes

Coluna Especial, Destaques, Frutas e Verduras - Armazenamento Tags: ,
Nenhum Comentário para “Coluna especial: Alimentação Vegetariana”

Deixe seu comentário