Como plantar, comprar, armazenar e onde encontrar a especiaria mostarda.

mar 26, 2014 Sem comentários by

COMO PLANTAR

A mostarda pode crescer em uma ampla faixa de temperaturas, embora o ideal seja um clima ameno. As plantas podem suportar geadas leves.

A mostarda pode tolerar clima quente, mas a produção e a qualidade das sementes pode ser prejudicada se a temperatura for muita alta durante a floração e o crescimento das vagens. O ideal é que a temperatura não ultrapasse os 27°C. A mostarda-oriental, cultivada como verdura, geralmente não suporta bem altas temperaturas.

A mostarda cresce melhor com luz solar direta, mas também pode ser cultivada em sombra parcial, especialmente se for cultivada durante o verão ou em regiões mais quentes.

Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. As mostardas são tolerantes quando ao pH do solo, mas crescem melhor com pH acima de 6.

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

As sementes são geralmente plantadas diretamente no local definitivo, embora também possam ser plantadas em sementeiras e módulos, e transplantadas posteriormente quando as mudas estiverem bem desenvolvidas e puderem ser facilmente manuseadas.
O espaçamento entre as plantas varia muito com a espécie e o cultivar sendo plantados. Para a mostarda-branca e a mostarda-preta, muitas vezes o espaçamento entre as plantas é negligenciado, estabelecendo-se apenas uma distância de 30 a 40 cm entre as linhas de plantio. Para a mostarda-oriental, um espaçamento de 15 a 35 cm é geralmente usado, dependendo da subespécie e cultivar.

A mostarda-oriental pode ser cultivada facilmente em jardineiras e vasos de tamanho grande.

A colheita das folhas da mostarda-oriental pode geralmente ser iniciada a partir de 40 a 70 dias do plantio, variando com o cultivar sendo plantado e as condições de cultivo.

A floração e a produção de sementes acontece de 2 a 5 meses após o plantio. As vagens da mostarda-oriental podem ser colhidas quando estão completamente secas. Já as vagens da mostarda-preta e da mostarda-branca devem colhidas antes de secarem, pois são deiscentes, isto é, as vagens se abrem e liberam as sementes quando estas estão maduras.

COMO COMPRAR

Aspecto fresco, tenro e verificar sempre se suas folhas não estão amareladas e murchas.

COMO ARMAZENAR

Folhas frescas. Higienizar e guardar na geladeira, no saco plástico fechado, por até 7 dias.
Sementes desidratadas ou em pó: guardar em recipiente fechado, em lugar protegido da umidade e da luminosidade.
Mostarda: Assim como o ketchup ela pode ser armazenada dentro ou fora da geladeira e deve seguir as mesmas regras. Quando fechada ela dura cerca de 2 anos, mas depois de abrir consuma em 6 meses. Evite guardar catchup, mostarda, maionese e molho inglês na porta da geladeira, por ter uma temperatura de refrigeração bem menor isso diminui a validade dos alimentos;

ONDE ENCONTRAR

A Banca G. Frederico& Ltda fica na Rua F, Box 21/23, do Mercadão Municipal de São Paulo. O telefone para contato é : (11) 3228-1854.
O Mercadão fica na Rua da Cantareira, 306 – Centro – São Paulo. Acesso bem fácil pelas estações do Metrô Luz ou São Bento. Mais informações:; Banca do Tio Ali fica na Rua H, Box 25 e 26. Tem um telefone geral: (11) 3326-8064.
Ramon informa que entrega seus produtos em todo o Brasil, para atacado e varejo. Os interessados podem acessar o seu site: www.bancadoramon.com.br ou via telefone: 55 (11) 3228-1377.

Para sua orientação no grande labirinto que é o Mercadão Municipal, a Banca do Ramon fica na Rua H, Box 21/23.

Destaques, Especiarias, Mostarda Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Como plantar, comprar, armazenar e onde encontrar a especiaria mostarda.”

Deixe seu comentário