Receitas Campeãs: Chivito Uruguaio

jun 04, 2014 1 Comentário by

 

A Copa do Mundo está chegando e nós do Armazém das Especiarias pensamos  colocar vocês em contato com o melhor desse evento que para o mundo todo! Durante as próximas semanas, postaremos uma receita típica de cada país campeão do Mundo para entrar no clima.

A segunda seleção escolhida é o Uruguai. Os nossos vizinhos são  bicampeões do mundo e foram os primeiros a ganhar o Mundial. Foi campeã em 1930, vencendo  na final a Argentina por 4X2. E depois proporcionou uma das maiores decepções aos brasileiros amantes de futebol, quando em pleno Maracanã lotado derrotou a seleção Canarinho por 2×1 na final do Mundial de 1950.

Bom, vamos ao que interessa!
A culinária uruguaia se destaca pelos seus excelentes cortes de carne assados e macios no ponto certo – inclusive cortes brasileiros como a picanha.

Uma  das receitas  que mais se destacam é o Chivito, um sanduíche encontrado praticamente em “cada esquina” do país. O pão é recheado com carne, queijo, presunto, ovos e maionese, basicamente. Mas há variações que incluem salada e bacon, por exemplo, e costuma ser servido com batata frita.

Uma excelente opção para receber os amigos e assistir a Celeste em campo.

 

Chivito Uruguaio

Ingredientes:

  • Alcatra
  • 4 pães de hambúrguer
  • 4 folhas de alface
  • 1 tomate cortado em rodelas
  • 4 fatias de presunto
  • 4 fatias de queijo mussarela
  • 4 tiras de bacon
  • 4 ovos
  • Maionese
  • Sal

 

Preparo:

Fatie a Alcatra com cerca de 1/4 de polegada de espessura. Tempere a carne com sal a gosto e em uma frigideira ou chapa muito quente  coloque um pouco de azeite e frite a carne.

Frite os ovos, pedaços de bacon e fatias de presunto. Quando a carne estiver pronta, coloque em cima o ovo frito,  bacon, presunto e uma fatia de queijo mussarela. Espalhe a maionese no pão e decore o prato com a alface e os pedaços de tomate.

 

Por sua natureza o Chivito é servido com o pão fechado, como um sanduíche, mas muitas pessoas preferem que seja servido no prato.

Algumas pessoas apreciam “customizar” seu Chivito, acrescentando champignons, pimentão em rodela ou azeitona. Não há limites para a criatividade!
Sugestão de Harmonização:
Cervejas do tipo ALE: Brown Ale,  India Pale Ale (IPA),  American Pale Ale. Ou, claro, um bom vinho uruguaio.

 

Fonte: CyberCook

 

Leia também:

Receitas Campeãs – Espanha

Allgemein Tags: , , , , , , , , , , ,

Um Comentário para “Receitas Campeãs: Chivito Uruguaio”

  1. Marta says:

    No Chivito original, SEMPRE vai bacon, pimentão grelhado e ovo pode ser frito (mais comum) ou cozido.
    O pão nao é de hambúrguer…(mas aceitável)

Deixe seu comentário