Receitas Campeãs – Empanadas Argentinas

jun 25, 2014 Sem comentários by

 

A Copa do Mundo já começou e nós do Armazém das Especiarias estamos colocando vocês em contato com o melhor da culinária dos países campeões desse evento que para o mundo todo! Toda quarta-feira é dia de uma receita de um país diferente.

Hoje escolhemos os nossos vizinhos hermanos, a Argentina!

A Argentina é bicampeã Mundial, vencendo a primeira vez em 1978 na própria Argentina e em 1986 no México conquistou seu segundo troféu.
O clássico com o Brasil é considerado uma das maiores rivalidades do futebol Mundial, rivalidade que ultrapassou o limite das quatro linhas e entrou  no cotidiano e na cultura desses dois povos.
Apesar da hospitalidade latina, é comum ver brasileiros e argentinos enaltecendo (e muito) os seus costumes caseiros – comida, beleza, esportes e menosprezando os do país irmão vizinho. A eterna briga de quem é o melhor jogador da história Pelé x Maradona e de qual torcida é mais fanática.

Mesmo com tantas diferenças e rivalidades, uma coisa temos que adimitir, quando o assunto é comida e futebol, eles entendem tanto quanto nós.

E a receita que escolhemos para representar os Hermanos  é a das empanadas.
Muito comuns na Argentina, as empanadas podem ser consideradas as nossas coxinhas. Fáceis de achar em qualquer esquina e você pode  variar nos sabores de recheio de acordo com a sua imaginação.

 

Empanadas Argentinas

Ingredientes:

  • 250 g de carne moída
  • ½ Xícara (chá) de pimentões
  • 5 azeitonas (picadas)
  • 3 colheres de sopa de milho
  • 1 ovo cozido
  • 2 dentes de alho
  • 250 g  farinha de trigo
  • 50g margarina ou manteiga s/ sal
  • ⅔ xícara chá de água
  • sal e pimenta do reino
  • 1 gema para pincelar

 

Preparo:

  1. Em uma panela refogue o alho rapidamente, junte a carne moída, tempere com sal e pimenta do reino e frite rapidamente a carne.
  2. Junte as azeitonas, milho, tomate e pimentões, misture bem e deixe a carne fritar e secar toda a “água”. Adicione o ovo cozido e reserve para esfriar.
  3. Em uma bacia adicione a farinha de trigo, margarina e sal e misture até que a margarina esteja incorporada com a farinha. Junte a água aos poucos e sove até que você consiga uma massa homogênea que não grude nas mãos.
  4. Abra a massa bem fina com ajuda de um rolo e corte em círculos. Adicione cerca de uma colher de sopa de recheio e feche como um pastel.
  5. Pincele com uma gema e leve as empanadas para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até dourar.

 

Observação:

SUBSTITUIÇÕES: 1) – Troque o recheio de carne por frango, calabresa, presunto, palmito, proteína de soja ou o que sua criatividade deixar. 2) – Adicione queijo, requeijão para ficar ainda mais gostoso.
CONGELAMENTO: Se quiser congelar, asse por 15 minutos e depois embrulhe em plástico filme individualmente e guarde por até 3 meses congelado. Para aquecer é só levar para assar novamente.

 

Sugestão de harmonização para empanadas:

Vinho, ou cervejas do tipo IPA ou Lager.

Fonte: Receitas de Minuto

 

Leia também:

Receitas Campeãs – Inglaterra

Receitas Campeãs – Itália

Receitas Campeãs – Uruguai

Receitas Campeãs – Espanha

Allgemein, Destaques Tags: , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Receitas Campeãs – Empanadas Argentinas”

Deixe seu comentário