Especiaria: 5 especiarias chinesas

ago 25, 2014 Sem comentários by

 

A China e Índia praticamente são, para nós, sinônimos das especiarias.
Por lá passaram ou nasceram dezenas, centenas e milhares de especiarias que o mundo, posteriormente, viria a conhecer e saborear.
Seja para conhecer a culinária deste dois países-continentais ou seja para a apropriação e adoção destas especiarias para a culinária local.

Evidente que na culinária chinesa, uma centena de especiarias fazem parte do dia a dia de chefs de cozinha e donas de casa.

De um bom tempo para cá, visando permitir que todos possam experimentar o sabor das especiarias chinesas, foi elaborado um mix, de nome 5 especiarias chinesas e que o mundo adotou e usa com muita frequência. Ela também é conhecida como “pó de cinco especiarias” e “cinco-perfumes-chineses”.

Tal qual o chimichurri, o tempero baiano, o ervas finas ou ervas de provence, 5 especiarias chinesas é um mix que virou uma especiaria, cuja composição básica é: anis estrelado, cravo, canela, funcho e pimenta-de-sichuan.  Dependendo da criatividade do chef ou dona de casa, podem ser acrescidos gengibre em pó, noz moscada e alcaçuz. Tal como em qualquer mix que nos conhecemos.

Basicamente, a conduta orienta que  as especiarias sejam moídas ao mesmo tempo, peneiradas e guardadas em um recipiente com tampa hermética.

O número 5 tem toda uma explicação. Na cultura chinesa o equilíbrio entre os cinco sabores (amargo, doce, salgado, ácido e picante) é importante para manter a saúde, corresponde ao equilíbrio entre o yin e yang.  A origem dessa mistura de especiarias se perdeu no tempo, mas dizem que foi feita como um supertempero! Quem sabe não foi um dos primeiros “suplementos” alimentares da história?

Há também uma explicação voltada para a área da saúde. Segundo especialistas, recebe esse nome porque o número 5 está relacionado aos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água. Na Medicina Tradicional Chinesa, esses elementos se manifestam em várias partes da anatomia humana e acredita-se que o desequilíbrio deles são a causa de doenças. Várias ervas e especiarias têm sido usadas há milênios para restaurar o equilíbrio a esses cinco elementos.
Vamos ver com quais alimentos a 5 especiarias chinesas harmoniza. Use polvilhado sobre carnes gordurosas como porco e pato, sobre vegetais fritos. Ideal em marinados  de carnes e frutos do mar. A mistura combina bem com a carne de carneiro, vaca, frango ou camarão. Pode ainda usar em tofu ou queijo fresco. É o tempero principal do famoso Char Siu (carne de porco grelhada). Esfregue o tempero seco nas carnes antes de grelhar, assar ou refogar.  Alguns chefs indicam que combina com pratos temperados com gengibre, cominho e curry (caril).
É considerada um pouco forte para ser usada com peixes delicados e carnes brancas.  Mas, se usada com equilíbrio pode combinar com tudo!
Chefs e donas de casa dizem que resulta lindamente em doces ou bolos e combina muito bem com frutas cozidas como pera e maçã. Todos alertam: tem sabor e aroma fortes, deve ser usada em pequena quantidade. O equilíbrio, sempre!

 

AS ESPECIARIAS NO ARMAZÉM
Das especiarias que são a base de 5 especiarias chinesas, quatro já foram publicadas detalhadamente aqui no Armazém. Você pode conhecer uma a uma em:
Anis estrelado = http://armazemdasespeciarias.com.br/2013/12/18/especiaria-anis-estrelado-2/ ,
cravo = http://armazemdasespeciarias.com.br/2014/05/19/especiaria-cravo-da-india-2/ ,
canela = http://armazemdasespeciarias.com.br/2013/01/30/canela/ ,
funcho = http://armazemdasespeciarias.com.br/2011/10/11/funcho/ .

Anis Estrelado, Canela, Cravo, Destaques, Especiarias, Funcho Tags: , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: 5 especiarias chinesas”

Deixe seu comentário