Receita de Chef: Bolinho Maria Bonita (Daniel Pereira – Bar Squat)

set 04, 2014 Sem comentários by

Créditos: Tadeu Brunelli

 

Unindo técnica e versatilidade, o chef Daniel Pereira comanda a cozinha do multicultural e cosmopolita bar Squat, nos Jardins.  Esportista, chegou a fazer parte da seleção brasileira de baseball, em 2005. Mas a paixão pela gastronomia falou mais alto. Formou-se pela Universidade Anhembi Morumbi, em 2007, fez pós-graduação em Padrões Gastronômicos e se especializou em culinária contemporânea e internacional.  Fez cursos com chefs renomados como Emmanuel Bassoleil e Erick Jacquin. Trabalhou com eventos sociais e corporativos no Buffet Charlô e teve passagens pelas cozinhas dos restaurantes mais renomados de São Paulo, como Maní, Clos de Tapas e Dalva e Dito. O menu proposto pelo chef no Squat abrange pratos e petiscos consumidos em fins de noite mundo afora, como espetinhos asiáticos, o inglês Fish & Chips, tortillas mexicanas e tapas espanholas. Tem cheeseburger caseiro e até uma versão veggie, o Burger Verde (hambúrguer de quinoa temperada, com queijo brie e picles).

Créditos: Tadeu Brunelli

 

Bolinho Maria Bonita

(bolinho de alho-poró recheado com queijo brie)

 

Ingredientes:

 – ½ kg  de arroz arbóreo

– 50 ml de azeite de oliva

– 1 1/2  litros de água

– 1 unidade de alho-poró

– 1 cebola

– 1 xícara de queijo brie em pequenos pedaços

– ½  xícara de chá de queijo parmesão

– ½  xícara de chá vinho branco

– 2 ovos

– 1 ½  xícara  de chá de farinha de trigo

– ½  kg de farinha de rosca panko

– ½  litro de óleo de canola

– Sal e pimenta a gosto

– Alecrim a gosto

 

Preparo:

 Caldo do Risoto:

– Cortar metade da cebola e o alho- poró grosseiramente e suar no azeite.

– Adicionar metade do vinho branco, alecrim e 1 ½ litro de água, deixar cozinhar até amolecer a cebola e o alho.

– Bater esse caldo no liquidificador, adicionar sal e voltar para a panela, deixar esquentar.

 

Risoto:

– Cortar a outra metade da cebola em brunoise, suar no azeite e adicionar o arroz. Dar uma leve fritada e colocar o restante do vinho. Quando secar, adicionar o caldo aos poucos, de maneira que o arroz sempre esteja cremoso.

– O arroz deve passar do ponto al dente, para que modelagem do bolinho seja feita. Quando o arroz estiver no ponto, adicionar o queijo parmesão e deixar esfriar até conseguir modelar.

– Enquanto o risoto esfria, corte o queijo brie em cubos de 1 cm.

– Com o arroz morno, faça bolinhas de 30 g e recheie com o queijo brie. Após terminar de modelar, empane passando na farinha de trigo, depois no ovo e finalize na panko.

– Aqueça o óleo a 180 graus e frite-os até dourar.

Sirva e bom apetite!

Tempo total de preparo: 1h30m

Rendimento: 50 unidades/50 bolinhos

 

Sobre o bar Squat:

Inaugurado em 2009, o Squat é um lounge bar que mistura o conceito de casa noturna, com pista e DJs, com uma decoração que dá ao local um clima de “festa em casa”. O nome do bar é inspirado nos “squats” europeus, espaços de convivência que surgiram nas construções abandonadas da Alemanha após a queda do Muro de Berlim, em 1989, e que rapidamente viraram um sinônimo da efervescência cultural no período. A decoração da casa tem curadoria de Alessandra Marder e Felipe Morozini e inclui móveis vintage, obras de arte, mapas de metrô e uma série de objetos de várias partes do mundo trazidos pelos proprietários e por amigos. O cardápio segue a mesma linha e reúne pratos de várias nacionalidades. O Squat atrai tanto aqueles que querem um lugar para conversar, petiscar e beber drinques bem feitos, quanto quem quer dançar. Após à meia-noite, os DJs roubam a cena.

 

Serviço:

Bar Squat

Alameda Itu, 1548 – Jardins – CEP 01421-001

Tel. 11 3081-4317

www.barsquat.com.br

Sheila Grecco

SG Comunicação & Imagem

Entradas, Receitas, Receitas de Chef, risotos Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Receita de Chef: Bolinho Maria Bonita (Daniel Pereira – Bar Squat)”

Deixe seu comentário