Médicos que Cozinham: Tofu Grelhado com Molho de Gengibre

set 26, 2014 Sem comentários by

 

 

Queridos leitores do armazém das especiarias, um grande “salve” à todos!! Hoje entrarei novamente na minha influência nipônica, falando sobre um ingrediente da cozinha oriental que remete à minha infância e adolescência…o Tofu!!! Sempre foi sagrado este “queijo” na minha casa, sempre comendo de maneira simples porém deliciosa…apenas com um pouco de molho de soja e gengibre!! Delícia!! Mal eu sabia que era tão versátil e saudável como mostro aqui para vocês….Dokusho o tanoshimu (読書を楽しむ)!!!

 

História

 

Há dois mil anos os chineses descobriram que misturando sal precipitado da água do mar ao leite de soja, o leite talhava e dava origem a uma espécie de coalhada vegetal, com sabor suave e textura macia. Os sacerdotes Kento que foram à China no final do século 8 estudar budismo, retornaram ao Japão com o produto na bagagem. Foi aí que ele ganhou o nome de tofu e se tornou componente obrigatório da dieta livre de proteínas animais que os monges budistas seguiam.

 

Gradualmente, o tofu passou a fazer parte das receitas culinárias da nobreza japonesa e dos samurais. Durante a era Edo (1603 a 1867) ele se popularizou e invadiu as mesas do Japão. O primeiro registro do termo tofu foi encontrado na China no ano de 1500. Não se sabe exatamente quando o tofu foi trazido ao mundo ocidental, mas o dicionário espanhol Vocabulario da Lingoa de Iapam, de 1603, é considerado o primeiro registro da palavra na Europa.

 

Apesar de sua origem chinesa, é muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como picles, etc.

 

Preparo

 

Um kit para tofu é normalmente constituído por uma caixa rectangular com furos, de madeiraplástico ou metal, um pano de algodão e algumas doses de coagulante. Estes kits foram introduzidos no mercado para que utilizadores domésticos pudessem produzir tofu em casa, a partir do leite de soja, de uma forma rápida e econômica. As primeiras caixas eram fabricadas principalmente no Japão, em madeira de cipreste, que não deixa sabor no tofu. Mais recentemente, contudo, apareceram também caixas de metal e plástico, que são mais duradouras do que a madeira e fáceis de limpar. As de plástico são ainda significativamente mais baratas do que as de metal ou madeira.

Para se fazer tofu com o kit o processo é:

  • Aquecer o leite de soja (ou aproveitar o leite acabado de fazer numa máquina de leite de soja) e colocar o coagulante.
  • Ao fim de poucos minutos o coagulante faz separar a proteína da soja da água. Nessa altura coloca-se o pano de algodão (filtro) aberto sobre a caixa e despeja-se a mistura sobre o kit. A água sai pelos furos da caixa mas os coágulos de proteína ficam, dando origem ao tofu.

 

Propriedades Nutricionais

 

Por ser um derivado da soja, o tofu contém as mesmas propriedades da leguminosa.

 

Ela ainda explica que o tofu é uma das mais importantes fontes protéicas na dieta vegetariana. “Ele possui digestibilidade melhor que o grão de soja ou a PVT (proteína texturizada de soja) e complementa a dieta com outros alimentos ricos em proteínas como as demais leguminosas, castanhas e sementes”.

 

A cada 100g de Tofu
Valor energético 64.5kcal = 271kj 3%
Carboidratos 2,1g 1%
Proteínas 6,6g 9%
Gorduras saturadas 0,4g 2%
Gorduras monoinsaturadas 0,5g
Gorduras poliinsaturadas 1,7g
Fibra alimentar 0,8g 3%
Fibras solúveis 0,0g
Cálcio 80,8mg 8%
Piridoxina B6 0,0mg 0%
Manganês 0,3mg 13%
Magnésio 38,2mg 15%
Lipídios 4,0g
Fósforo 129,5mg 19%
Ferro 1,4mg 10%
Potássio 181,7mg
Cobre 0,2ug 0%
Zinco 0,9mg 13%
Tiamina B1 0,0mg 0%
Sódio 1,2mg 0%
  1. * % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

 

Devido sua melhor digestibilidade, o tofu é uma ótima fonte de proteínas causando menos mal estar e menos gazes. Ou seja, galera: “Abusem” deste alimento que nosso corpo só tem a ganhar!!!!

 

O queijo de soja é um alimento muito prático e não requer nenhum preparo especial para que suas propriedades nutricionais sejam plenamente aproveitadas, conforme explica Natália. “A única recomendação é que se consuma preferencialmente o tofu feito com soja orgânica. Afora isso, todas as formas de consumi-lo são válidas (em saladas, sobremesas, sanduíches e burguers assados)”.

 

Propriedades Medicinais

 

Estudiosos do Departamento de Medicina Preventiva da University of Southern California comprovaram que as mulheres americanas de ascendência asiática que consomem tofu e outros derivados da soja com mais frequência, têm menos chance de desenvolver câncer de mama.

 

Curiosidades

 

Ao ser popularizado no Japão, em 1782, o tofu fez tanto sucesso que o livro de culinária Tofu Hyakuchin, que listava cem receitas à base do queijo de soja, foibestseller. Versátil, o ingrediente pode ser usado de diversas maneiras, mas uma das mais célebres receitas na China é o tofu recheado. Este era o prato preferido do fundador da dinastia Ming, Zhu Yuahzhang. O prato o remetia a lembranças da juventude quando passava fome e certo dia bateu à porta de uma senhora para pedir comida. Sem muito para oferecer, a senhora recheou um pedaço de tofu com legumes e vegetais cozidos. O sabor ficou tão marcante que, quando se tornou imperador, Zhu ordenou que o prato constasse no cardápio imperial.

 

Para celebrar a tradicional iguaria oriental, a cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, organiza anualmente o Tofu Festival. A primeira edição aconteceu em 1996, e desde então o festival ganha mais patrocinadores e notoriedades. Em 2007, o evento reuniu degustações, exposições e até um campeonato de sumô.

 

Então, meus amigos, adquiram o Tofu e ponham a cabeça para criar!! Criatividade é a palavra!!!! Aqui deixo uma receita oriental e pungente, feito com tofu. Na minha modesta opinião, uma das receitas mais saborosas que já comi; experimentem!!  Sayonara!!!!

 

 

 

Tofu Grelhado com Molho de Gengibre

 

Ingredientes

  • 300 g de tofu (queijo de soja)
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha fatiada
  • 2 colheres (sopa) de gengibre cortado em palitos
  • 6 colheres (sopa) de shoyu
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado

Modo de Preparo

  • Corte o tofu em fatias de 2 cm.
  • Seque levemente com um pano limpo e passe delicadamente as fatias de tofu pela farinha de trigo, retirando o excesso.
  • Aqueça o óleo em uma chapa ou frigideira e doure as fatias de tofu dos dois lados.
  • Mantenha aquecido.
  • Em uma pequena panela, misture a água, suco de limão, shoyu, açúcar e os palitos de gengibre.
  • Leve ao fogo e, assim que o ferver, retire e acrescente o óleo de gergelim.
  • Despeje o molho sobre as fatias de tofu grelhadas.
  • Salpique com a cebolinha e sirva bem quente.
Médicos que Cozinham, Receitas Tags: , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Médicos que Cozinham: Tofu Grelhado com Molho de Gengibre”

Deixe seu comentário