Especiarias: Salsinha

out 20, 2014 Sem comentários by

 

 

Salsinha, uma especiaria tão comum mas, em determinados casos, faz uma diferença brutal. Neste final de semana fiz 65 anos e fui almoçar na casa do meu filho, Igor, sua esposa Michelle. A refeição foi preparada pela mãe dela, a  talentosa Leda Gonzaga.

Este introito não teria nada a ver com a nossa especiaria se a dona Leda não me fizesse uma surpresa: ela preparou bolinhos de chuchu que obrigatoriamente para ficar uma delícia têm que levar salsinha em sua composição. Esses bolinhos de chuchu, apesar de ser muito simples – visto que o legume cresce em qualquer lugar –  eu não encontro praticamente em nenhum lugar e só comia quando minha mãe ainda estava viva!

É claro que fazer um delicioso bolinho de chuchu deve ter seus segredos, mas a salsinha é fundamental!

A salsinha, uma dos grandes coringas da cozinha ocidental, é as vezes relevada ao papel de decoração. Uma injustiça. A especiaria começou a ser cultivada três séculos antes de Cristo. Os romanos a utilizavam para decorar e incrementar os pratos. Além disso, a colocavam em volta da mesa e do pescoço por acreditarem que a erva absorvia gases nocivos. Europeus da época medieval acreditam que era possível matar um inimigo retirando um ramo da salsa enquanto se pronunciava o nome do rival. A salsa não só é gostosa como também tem propriedades nutritivas. O farmacêutico Douglas Chaves, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que a salsa, além de diurética, afina o sangue, ou seja, ela pode ajudar a combater as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo. Os componentes químicos da salsa agem na circulação. Eles impedem a formação de trombos – aqueles coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames. E não é só isso, salsa é rica em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras que ajudam a controlar o colesterol e prevenir constipação. A salsa é vendida sozinha ou na mesma embalagem da cebolinha, formando o famoso Cheiro Verde tão comum na culinária do Brasil.

Allgemein, Destaques, Especiarias, Receitas, Salsinha Tags: , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias: Salsinha”

Deixe seu comentário