Especiarias: Tomilho

nov 17, 2014 Sem comentários by

 

 

O tomilho (Thymus vulgaris), é um subarbusto aromático da família das labiadas. Possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas.

Cultivado do Oeste da Europa ao Sudoeste da Itália é um condimento essencial com poder antiséptico muito utilizado para combater problemas pulmonares, a asma. Especialistas indicam como um fantástico remédio que alivia picadas, dores reumáticas.

Uma investigação feita na Universidade de Leeds, na Inglaterra, comprovou que o tomilho destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos, inclusive os que precisam de receita médica.

Novamente, o nosso conselho. Procure sempre um especialista de sua confiança para que ele te oriente individualmente e veja qual e quanto de tomilho é necessário para melhorar problemas de saúde.

Pode ser utilizada tanto fresca como seca. Após colhida, basta lavar e adicionar à comida para se obter um bom aroma.

O tomilho é fonte de vitaminas C, D e Complexo B e também possui boa quantidade de iodo, sílica e sulfato.

Frequentemente utilizado para preparar carnes, feijão, sopas, saladas, frutos do mar, embutidos, legumes e frutas na forma de compotas.

Por se apresentar também na forma seca, pode harmonizar com patês. Com seu sabor apimentado, o tomilho dá um toque especial a carnes em geral, especialmente de porco e molhos de tomate. O tomilho combina praticamente com quase todos os alimentos: legumes e verduras, carnes e ovos. Deve ser usado com parcimônia em alimentos de sabor suave, como peixes, aves e legumes, principalmente quando fresco, para que seu gosto não fique muito pronunciado. Vai muito bem como tempero do arroz cozido ou de forno. Dá sabor especial a ensopados, guisados, sopas, legumes de grãos (lentilha, feijão branco) e também a carnes assadas gordurosas, como porco, carneiro e ganso. Pode também ser utilizado como aromatizante em vinagres ou queijos.

Algumas curiosidades sobre o tomilho.

No antigo Egito foi utilizado para embalsamar as múmias.

Os gregos se perfumavam com essa planta.

Na idade média, uma santa chamada Hildegarda recomendava o tomilho para o tratamento de piolhos, paralisia e até mesmo a lepra.

No século XVII era comum afirmarem que o tomilho dava fim a melancolia e evitava noites atormentadas por pesadelos.

E até hoje, alguns estudiosos afirmam que o tomilho pode ajudar na cura da depressão.

Destaques, Especiarias, Receitas, Tomilho Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias: Tomilho”

Deixe seu comentário