Receita de Chef: Salada com Nhoque de Mandioquinha (Vera Damaso – Zeffiro)

jan 15, 2015 Sem comentários by

 

 

Vera Damaso, chef e dona do Zeffiro Restaurante, tinha uma carreira diferente antes de entrar na gastronomia. Ela era advogada, procuradora e juíza do Estado de São Paulo. Aos 54 anos, aposentou-se e abriu o Zeffiro Restaurante. Sua inspiração sempre veio de sua família, já que a chef nasceu em uma casa italiana, em que a comida boa e feita com carinho era muito valorizada. A casa onde o restaurante está instalado, no bairro Consolação (em São Paulo), era a casa do avô de Vera, onde ela revive as lembranças do passado e da região da Toscana, onde seu avô nasceu.

 

 

Salada com Nhoque de Mandioquinha

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

 

400 gr de mix de folhas de alface americana, alface crespa verde e roxa, agrião

120 gr de tomate confit

300 gr de nhoque de mandioquinha ou de batata
40 gr de parmesão ralado

100 gr de azeitona picada

20 ml de pesto de rúcula (azeite de oliva, 50 gr de rúcula, 10 gr de nozes,  20 gr de queijo parmesão, sal e pimenta a gosto)


Preparo do Pesto de Rúcula:

 

Bata no liquidificador a rúcula com azeite de oliva suficiente para permitir o processamento das folhas. Acrescente a pimenta, o sal e o parmesão. Retire do liquidificador. Pique as nozes de forma grosseira e depois acrescente à mistura processada. Reserve.


Preparo da Salada:

 

No próprio prato que irá à mesa ou numa saladeira, coloque primeiro a alface americana para formar uma base mais alta. Por cima coloque espalhados as outras alfaces e o agrião. Nas laterais distribua os tomates confit cortados em fatias de 2 cm cada. Frite os nhoques com pouco óleo, até que fiquem corados; retire-os do óleo e os deixe secar em papel apropriado. Distribua por cima da salada os nhoques e espalhe sobre o meio da salada o parmesão e as azeitonas. Tempere com o pesto de rúcula e sirva.


Ingrediente do Nhoque de Mandioquinha:

 

1 kg de mandioquinha

50 gr de manteiga

150 gr de farinha de trigo

20 gr de parmesão

Sal a gosto


Preparo do Nhoque de Mandioquinha:

 

Lave e descasque a mandioquinha. Cozinhe até que fique macia.

Passe a mandioquinha por um moedor ou processador para transformá-la num purê bem liso, sem grumos.

Tempere o purê com sal e acrescente o queijo parmesão.

Misture bem.

Junte a manteiga e a farinha de trigo aos poucos, sempre misturando a massa.

Enquanto isso, coloque uma panela com água e sal para ferver.

Pegue a massa de mandioquinha e forme rolinhos de 3 ou 4 cm. Procure não usar muita farinha de trigo nesse processo para não endurecer os nhoques.

Feito os rolinhos, corte-os a cada 4 cm, para formar os nhoques.

Se quiser, passe os nhoques na parte de furos mais finos de um ralador, de baixo para cima e com certa pressão, para formar desenho no nhoque e permitir que o molho penetre com mais intensidade.

Leve os nhoques ao cozimento na panela com água fervendo. Assim que subirem, retire-os com uma escumadeira. Deixe escorrer bem a água.

Misture ao molho de sua preferência. Recomendo o pesto de rúcula ou o molho genovês (tomate com pedacinhos de filé mignon).

 

Sobre o Zeffiro:

Localizado num charmoso casarão na rua Frei Caneca, o Zeffiro Restaurante & Rotisseria tem um cardápio composto por pratos variados e opções tradicionais da cozinha italiana, em especial da região da Toscana. Massas artesanais, carnes, saladas, polenta, molhos e acompanhamentos podem ser combinados de acordo com a preferência do cliente. O Zeffiro também recebe obras de vários artistas. Mensalmente, a casa troca as obras expostas em seus salões, abrindo espaço tanto para novos artistas como para autores consagrados. Esculturas, pinturas, fotografias e outras formas de expressão artística fazem parte do ambiente do restaurante, tornando o casarão um lugar ainda mais agradável.

 

Serviço:
Zeffiro Restaurante

Rua Frei Caneca, 669, Consolação

Tel: (11) 3259-0932

Assessoria: IDEARIA – comunicação & criação de conteúdo

 

Destaques, Especiarias, Receitas, Receitas de Chef, Restaurantes Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Receita de Chef: Salada com Nhoque de Mandioquinha (Vera Damaso – Zeffiro)”

Deixe seu comentário