Médicos que Cozinham: Zemiakove Sulance

jan 16, 2015 Sem comentários by

 

Olá, queridos amigos do Armazem das especiarias. Primeiramente queria desejar um excelente 2015 para todos nós, principalmente com muita saúde e paz, e lógico, com muita comida boa ! Muito bom estar de volta com nossos posts, e vamos recomeçar de onde paramos. Não sei se vocês recordam, mas em nosso último bate-papo, havíamos iniciado uma viagem gastronômica pelo Leste europeu, por onde me aventurei no fim do ano passado. Bem, o primeiro foi sobre a páprica húngara com o Goulash. Agora, aterrissaremos na bela capital da Eslováquia, Bratislava! 

Antiga Tchecoslovaquia, a Eslováquia fica colada na Áustria, cerca de 30 minutos a 1 hora de Viena de carro. Ao chegar nesta cidade, percebi logo que apesar da proximidade, não se parece em nada com a Áustria, pois o prédios e os olhares das pessoas demonstram a história recente de conflitos e guerra, porém, é um povo vitorioso já que tem uma grande historia centenária de superação, e obviamente com isso, uma fortíssima história gastronômica.

 

Era cerca de 17h quando adentramos a capital, deixamos o carro no hotel e fomos andar pelo centro da cidade, já famintos. É como sempre fazemos, procuramos um local onde poderíamos comer iguarias tipicamente locais e bem preparadas. Nos deparamos com um local bem rústico denominado Slovak Hause, que me levou a pensar em uma cozinha bem regional, e que como artista tinha um senhor muito simpático tocando música BRASILEIRA!!! Hehehe. Incrível!, mas era muito bom. Pedimos a cerveja local e , como prato principal, pedimos uma espécie de gnocci com baço e queijo de cabra (comentarei a cerveja e o prato em outro post); porém o que me fascinou foi a sobremesa. Experimentei algo com sabor surreal, um visual nem tanto chamativo, porém com um ingrediente que me instigou tanto que ao final desta trip trouxe algumas amostras para minha reserva, a semente de papoula!!a sobremesa é chamada de Zemiakove Sulance, e é um tipo de gnocci temperado com açúcar de confeiteiro e sementes de papoula.

 

Como vocês podem perceber, é um prato a base de batatas e açúcar, ou seja diabéticos estão proibidos de comer com frequência; muita parcimônia em pessoas com hostiário de hipertensão, coronariopatia, dislipidemia e/ou obesidade. Além disso, é ainda uma bomba calórica.

 

Ao todo, foram 2 dias nesta cidade, onde provei de tudo, porém nada comparável ao Sulance!!, e dentre castelos, igrejas e praças, sempre dava um jeito de comer algo com semente de papoula tamanho o meu fascínio por esta iguaria. Sendo assim, deixo a qui uma receita adaptada por mim desta delicia eslovaca, além de um link com vídeo mostrando o passo a passo do preparo (está em eslovaco mas dá para entender muito bem)!

 


Receita

 

Zemiakove Sulance

 

Ingredientes:

  • 1Kg de batata
  • Farinha de trigo o suficiente para prepara gnocci
  • 1 ovo
  • Manteiga 
  • Açúcar de confeiteiro
  • Semente de papoula

 

Preparo:

  • Cozinhe as batatas;
  • espalhe em uma mesa polvilhada de farinha e acrescente a farinha, o ovo, uma pitada de açúcar e sove até ficar uniforme.
  • Faça rolinhas e corte como gnocci.
  • Faça rolos menores, deixando-os em formato cilíndrico.
  • Cozinhe-os, e depois escorra-os e acrescente um pouco de manteiga para não grudar.
  • Por último acrescente o acura e a semente de papoula e mexa bem. Sirva imediatamente.
  • Bom apetite a todos e até nossa próxima escala!!!
Destaques, Especiarias, Médicos que Cozinham Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Médicos que Cozinham: Zemiakove Sulance”

Deixe seu comentário