Especiaria: Orégano

fev 09, 2015 Sem comentários by

 

 

Originário da Ásia e da Europa mediterrânea, o orégano é uma erva apropriada para pratos fortes. Há vários tipos que dependem do solo, do clima e da espécie. O mais suave cresce entre pedras ou em colinas e, quando encontrados em locais de clima úmido frio, não é muito picante. Os pratos mais típicos com oréganos são os que têm peixe, tomate, queijos, feijão, berinjelas, abobrinhas, mariscos e carne. Além disso, é aromático e facilita a digestão. A erva também é usada em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais.
Serve especialmente para realçar o sabor dos alimentos, mas é útil para o processo digestivo porque ativa a ação das glândulas salivares. O aroma ativa as células nervosas das narinas e isso estimula o cérebro a entender que o alimento está a caminho. Em seguida o cérebro ordena o aumento de produção de saliva, o que eleva a presença de uma enzima que ajuda a digerir os carboidratos e as massas. Por isso vai muito bem em pizzas, macarrão, batatas.
Por causa dessas características, os romanos incentivaram o uso dessa especiaria por todo o império. Não por coincidência o orégano é um dos temperos mais utilizados em pratos tipicamente italianos. Também era muito valorizado na Grécia antiga. Inclusive, a palavra orégano, do grego Origanum, significa “alegria da montanha”. Reza a lenda de que a erva tem o poder mágico de trazer felicidade

Destaques, Especiarias, Orégano, Receitas Tags: , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Orégano”

Deixe seu comentário