Especiaria: Sálvia

mar 09, 2015 Sem comentários by

 

Sálvia , ou salva em Portugal, é uma especiaria normalmente utilizada como condimento, erva medicinal ou planta ornamental.

Planta de folhas compridas verde-acinzentado, de aroma seco e sabor intenso. Pode ser encontrada fresca ou seca. A sálvia guarda sua reputação de “erva da longevidade”, desde os tempos antigos. Para os romanos, era uma erva sagrada. Os egípcios usavam a sálvia para aumentar a fertilidade. O uso medicinal e culinário é muito difundido na Europa e na Ásia.  A infusão de folhas de sálvia ajuda na digestão após as refeições. É recomendada como anti séptico, para o tratamento de dores de garganta e irritações da pele.

Na culinária é muito utilizada para temperar frangos. Também para carnes, principalmente carnes fortes como a de porco para torná-la mais digestiva; peixes, guisados. Na França é mais utilizada em Provence com carnes brancas e sopas de vegetais. Na Itália, o prato mais famoso é a Saltimboca a lá Romana.Também minestrones e osso buco. Na Inglaterra, como recheios de aves e porco e para perfumar molhos. Na Alemanha, para aromatizar presuntos, patês e salsichas. No Oriente Médio, para comer com carneiro assado.

Outras dicas de uso da especiaria sálvia: patê de fígado e de queijo, sopa de lentilha, macarrão, tomates, purês, espinafres e saladas, omeletes e queijos, ensopado de peixe, molho para vitela, e pão de ervas.

Destaques, Especiarias, Receitas, Sálvia Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Sálvia”

Deixe seu comentário