Especiaria: Alcachofra

mar 16, 2015 Sem comentários by

 

Foi se o tempo em que a Cynara scolymus – alcachofra para os íntimos – estava presente nas mesas de nobres e reis do Império Romano. Contam que um sábio descobriu as propriedades medicinais e nutritivas dessa fruta, natural do sul do Mediterrâneo. Atualmente, em feiras livres, supermercados, plantadas em casa,  ou em farmácias (extratos , cápsulas, ampolas ou xaropes ) a alcachofra está ao nosso alcance.

Na hora de escolher, prefira as de talo longo e inflorescência (parte da planta em forma de flor) deve estar firme e bem arroxeada.

Os fitoterautas garantem que  facilita a digestão, ajuda a regularizar o colesterol, a glicemia  e o seu uso é indicado para os diabéticos, além de auxiliar no emagrecimento. Como da  alcachofra consumimos apenas a parte carnuda das pétalas, ingerimos – afirmam!- boa dose de vitaminas  do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.

Na culinária harmoniza bem com risoto, salmão, medalhão, arroz, costela, creme de couve-flor, picadinho de filé, rocambole de carne, lagosta, fettuccine, espaguete, penne, bruscheta, lasanha, creme de milho, cuscuz de siri, cogumelos, creme de palmito.

Alcachofra, Destaques, Especiarias, São Paulo, Sudeste Tags: , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Alcachofra”

Deixe seu comentário