Especiaria: Zimbro

abr 13, 2015 Sem comentários by

 

Nativo da Europa, filho de um pinheiro de nome Junipero.
Suas folhas são pontiagudas e os frutos – que parecem uma pimenta – tem um sabor que varia entre o adocicado e o amargo.
A primeira associação ao zimbro é de ser aromatizante para o gim, bebida de forte teor alcoólico e a cerveja sueca. Desde a antiguidade, na Europa, dava ótimo resultado como conservante de marinadas, carne de porco, aves e carnes de caça.
Atualmente, seus frutos, denominados bagas, tem variadas aplicações. Acompanham bem carnes frescas; são usadas no preparo de patês e de marinadas, em conservas, no chucrute e em pratos feitos com batatas; os Filés de Saint Pierre ao zimbro são delicadamente aferventados em um caldo desta especiaria. Também como calda, quebra a acidez da fruta no Abacaxi que finaliza com sucesso qualquer refeição.
Propriedades medicinais. Estudiosos e fitoterautas apontam o zimbro como especiaria utilizada no alívio de dores, inflamações e irritações na pele.
Foi incluído por causa da sua grande capacidade aliviadora da retenção de líquidos. Com um grande poder de desintoxicação e de purificação, o óleo essencial de zimbro ajuda na eliminação das toxinas e dos resíduos que vão ficando acumulados no nosso organismo. Poderá assim ajudar na redução da celulite. Os resíduos são evacuados e a circulação sanguínea é melhorada.
O fruto tem propriedades adstringente, anti-séptica, calmante, digestiva e diurética. Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico de sua total confiança!

Uma curiosidade. A bebida gim, apreciadas mundialmente, tem como um dos seus principais aromatizantes o zimbro.

Destaques, Especiarias, Receitas, Zimbro Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Zimbro”

Deixe seu comentário