Especiarias pelo Brasil: Pinhão

jun 17, 2015 Sem comentários by

Na nossa coluna Especiarias pelo Brasil dessa semana vamos falar da região Sul, mais especificamente do Paraná. Estado que tem como mais importantes os rios: Paraná, Iguaçu, Ivaí, Tibagi e como principais atividades econômicas  a agricultura, a indústria e o extrativismo vegetal.

O estado é historicamente conhecido por sua rica variedade de pinheirais, que são de grande importância cultural, econômica e ambiental, espalhados pela porção sul planáltica. Pinhão é a designação genérica da semente dos pinheirais, ele se forma dentro de uma pinha, que abre e o libera depois de certo tempo.

Essa semente é considerada o símbolo do estado do Paraná. Com ela são feitos doces de pinhão, frango ensopado com pinhão, sopa de pinhão, cordeiro ao molho de pinhão e outras iguarias paranaenses. Pode ser também apreciado como aperitivo. Uma dica de preparo é cozinhá-lo e deixar somente a sua polpa à mostra, depois adicionar um pouco de sal, algumas pitadas de orégano e também de pimentadoreino. Sua popularidade é tão grande que existem até as “festas do pinhão”, festivais culinários que acontecem em uma boa parte das cidades do interior do estado.

A semente da araucária é fonte de vários nutrientes, como as proteínas, os minerais e as vitaminas. É altamente nutritiva. Tem um sabor singular e é considerada uma ótima opção para as estações frias do ano. Outra curiosidade sobre o pinhão é que, por possuir tantos nutrientes, os animais silvestres necessitam dele como suplemento alimentar para enfrentar o inverno.

É recomendado que para atingir as necessidades diárias de nutrientes temos que consumir entre seis e 10 unidades do pinhão. Sua polpa é a parte comestível, e deve ser consumida depois de cozida. Diferente do que muitos pensam o modo de preparo não altera o valor nutricional da semente, assim, as propriedades continuam a mesmas. Por sua casca ser dura, é aconselhado que se cozinhe bem. Para ser consumido, descasque e reserve apenas a polpa no freezer, assim ele mantém o sabor e todos seus nutrientes.

Como já é de praxe no Armazém das Especiarias, terminaremos com uma clássica receita de Pinhão Cozido.

Ingredientes

  • 3 xícara(s) (chá) de pinhão
  • 5 xícara(s) (chá) de água
  • 1 colher(es) (sopa) de sal
Como fazer

  1. Escolha os pinhões, lave-os e corte as pontas dos mesmos.
  2. Coloque os pinhões na panela de pressão e adicione a água e o sal, leve ao fogo e quando a panela começar a “chiar” conte 30 minutos.
  3. Esse tempo é suficiente para que os pinhões estejam macios.
  4. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar, escorra a água.
Paraná, Pinhão, Sul Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Pinhão”

Deixe seu comentário