Como plantar, armazenar, usar e onde encontrar: Cebola

jul 13, 2015 Sem comentários by

COMO PLANTAR

As cebolas são vegetais resistentes não só na sua aparência, mas também ao longo do seu crescimento, pois, apesar de serem consideradas um vegetal que se dá melhor no inverno, conseguem resistir a qualquer tipo de temperaturas. Em pleno crescimento, as cebolas necessitam de uma exposição diária solar de aproximadamente 6 horas, para que os seus bulbos fiquem secos e saborosos.

Existem várias formas de plantar e cultivar cebolas, mas isso depende dos resultados que queira obter, da sua dedicação e tempo disponível. Pode plantar cebolas na sua horta, através de sementes orgânicas e mudas.

A preparação do solo. As cebolas têm raízes suaves e por isso não se dão bem em solos secos e pesados. O solo tem de estar bem drenado e com um pH de 6 a 6,8 para que o crescimento se efetue com normalidade. Deve utilizar fertilizantes orgânicos para que a terra fique o mais fértil possível e para impedir o aparecimento de ervas daninhas. Deve ter em atenção que as cebolas precisam de uma umidade uniforme ao longo da sua plantação, para que os bolbos tenham todos os nutrientes necessários.

COMO COLHER E ARMAZENAR

Quando as cebolas se apresentam ligeiramente fora do solo e têm folhas com uma cor amarelada (cerca de 50%), isso significa que estão prontas a serem colhidas.

As cebolas devem estar completamente secas, uma vez que a umidade é o inimigo principal da saúde das cebolas armazenadas. Caso não estejam completamente secas, é provável que surjam doenças e podridões fúngicas.

As cebolas devem ser sempre armazenadas num local fresco, seco e arejado, de preferência em tabuleiros planos ou prateleiras; também podem ficar penduradas em trança ou em sacos de malha.

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – tem um capítulo especial, completíssimo, sobre todos os procedimentos necessários para o bom cultivo da cebola. Acesse: http://www.cnph.embrapa.br/

COMO USAR

Salmão ao Molho Asiático

Ingredientes:
1 filé de salmão (150 gr) com a pele
5 buquês de brócolis-japonês cozidos
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 alho-poró em tiras bem finas

Molho de cogumelos:
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de cebola ralada
4-5 cogumelos frescos grandes cortados em tiras finas
1 shiitake grande 60 g de shimeji
2 colheres (sopa) de shoyu Hong Kong
sal e pimenta-do-reino a gosto
maisena

Calda de mel:
4 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (chá) de vinho tinto

Preparo:
Tempere o salmão com sal e pimenta-do-reino. Grelhe em uma frigideira e mantenha-o aquecido.

Molho de cogumelos:
Aqueça a manteiga e doure a cebola. Junte os cogumelos, o shiitake e o shimeji e refogue por alguns minutos, até escurecem. Adicione 4 colheres (sopa) de água e deixe até secar. Junte o sal, a pimenta, o shoyu, 6 colheres (sopa) de água e deixe por alguns instantes. Retire do fogo.
A parte, dissolva maisena em um pouco de água e coloque 2 colheres (chá) dessa mistura no molho. Volte ao fogo e misture bem. Retire.

Calda de mel:
Leve ao fogo uma panela com o mel, o shoyu, o vinho e 2 colheres (sopa) de água e deixe por cerca de 15 minutos. Retire e deixe esfriar.

Leve uma panela ao fogo com óleo e aqueça bem. Coloque o alho-poró e retire assim que escurecer.

Montagem:
Disponha o salmão em um prato, junte os brócolis, regue com o molho de cogumelos, a calda de mel e decore com o alho-poró.

Fonte: Clickgrátis

ONDE ENCONTRAR

Mercadão Municipal de São Paulo, Zona Cerealista, Mercado Municipal da Lapa, feiras livres e supermercados.

Allgemein, Cebola, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso Tags: , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Como plantar, armazenar, usar e onde encontrar: Cebola”

Deixe seu comentário