Médicos que Cozinham: Quinoa

jul 17, 2015 Sem comentários by

Olá, queridos amigos e leitores do Armazém das Especiarias. Hoje continuaremos a falar sobre alimentação funcional, tendo como protagonista a quinoa, tão falada e tão na moda nos dias de hoje. Vamos acabar com o preconceito contra este grão, que é considerado o alimento perfeito e, que além de todos os benefícios que ela carrega consigo, é muito saborosa!!

quinoa

Origem

A quinoa é uma espécie de planta  nativa da região andina do Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, usada há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano, embora existam registros arqueológicos de uso de sementes cerca de 5.200 a 7.000 anos atrás. É um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem andino. Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuas e aymarás, com suas 3.120 variedades, após a invasão espanhola, os alimentos autóctones, como a quinoa, o amaranto e a maca, caíram paulatinamente em desuso e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada. Uma grande pena…

No Brasil

A quinoa apresenta um bom resultado como cultura de verão nas entressafras; por ser botanicamente diferente das espécies nativas, é mais resistente às pragas e doenças que ficam nos restos de cultura e plantas espontâneas, diminuindo seu impacto negativo.

Na saúde

É um alimento de altíssimo valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

Pelo fato de ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol, favorecendo muito os portadores de ateroesclerose e outras patologias com grande impacto na mortalidade mundial. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a sua alta quantidade de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão altamente recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.

E em comparação com outros alimentos??

É uma das melhores fontes de proteína do reino vegetal, com quantidade superior a encontrada na soja, no trigo, no arroz e na aveia, mas inferior a encontrada na chia.

  • O grão também ganha disparado quando o assunto é quantidade de gorduras: são 6,1g de lipídeos em 100g de quinoa contra 1,5g do trigo e 10,2g da aveia, por exemplo – e é importante lembrar que as gorduras presentes na quinoa são o ômega 3 e o ômega 6, ambas benéficas para o organismo, ajudando principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Ela também é um dos grãos que tem maior teor de ferro (10,9mg por 100g de quinoa), perdendo apenas para o amaranto (17,4mg por 100g). Essas quantidades de ferro são aproximadamente 550 vezes maiores que as encontradas no feijão.

Possui cerca de 66mg de cálcio por 100g do grão, quantidade superior a do arroz, trigo, centeio, feijão e cevada, mas inferior a da aveia, do milho, da soja, da linhaça, do amaranto e da chia, que entre todos os grãos é a mais rica em cálcio.Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem.

A quinoa não contém glúten, pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.

Ano Internacional da Quinoa

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 como o Ano Internacional da Quinoa, em reconhecimento das práticas ancestrais da população andina, que preservaram quinoa como alimento para as gerações presentes e futuras, por meio de conhecimento e práticas de vida em harmonia com a natureza. O objetivo é atrair atenção mundial para o papel da quinoa para a segurança alimentar, nutrição e erradicação da pobreza, apoiando o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação funcionará como Secretariado do ano internacional. Bolívia tem a presidência do Comitê de Coordenação , enquanto Equador, Peru e Chile dividem a vice-presidência, com a relatoria nas mãos da Argentina e da França.

Dito tudo isso, mostrarei a vocês aqui, uma receita de um “risoto” de quinoa com a casca da banana verde, extremamente e surpreendentemente saborosa e muito benéfica para o organismo. Degustem esta delícia e depois me digam o que acharam… Abraço a todos e até a próxima.

“Risoto” de quinoa com casca de banana verde:

quinoa

Ingredientes:

  • Meia xícara de quinoa pré-cozida (8 min na água fervente até ficar al dente).
  • Meia xícara de biomassa de banana verde (se congelada, amornar em banho maria até voltar a consistencia cremosa).
  • Meia xícara de leite de coco.
  • Casca de 1 banana verde em cubos (após fazer a biomassa, tire as extremidades da casca  e reserve; se caso estiver congelada, deixe em temperatura ambiente até descongelar por complete).
  • 2 dentes de alho amassados até formar uma pasta.
  • Meia cebola cortada bru noise.
  • Talo de 1 maço de coentro cortado até “areia”.
  • Folhas do maço de coentro picadas grosseiramente na hora.
  • 1 xícara de chá de hortelã.
  • Castanhas do Pará picadas grosseiramente.
  • Óleo de coco.

Preparo:

  1. Refogue parte da cebola no óleo de coco até caramelizar, em seguida coloque parte do alho e deixe refogar. Acrescente a casca da banana verde e deixe murchar e pegar cor; acrescente sal e pimenta. Reserve.
  2. Refogue o restante da cebola no óleo de coco até caramelizar, em seguida coloque o restante do alho, a areia de coentro e deixe refogar. Deglaceie com o chá de hortelã. Acrescente a quinoa, a biomassa e o leite de coco. Deixe reduzir em fogo médio, mexendo sempre até ficar na consistência do risoto tradicional. Ao adquirir consistência, desligue o fogo, acerte o sal e a pimenta do reino, acrescente a castanha, a casca de banana refogada e as folhas de coentro. Agregue tudo e sirva com um fio de azeite. É sensacional!!!! Espero que gostem, meus amigos….
Allgemein, Médicos que Cozinham, Quinoa Tags: , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Médicos que Cozinham: Quinoa”

Deixe seu comentário