Chá de Especiarias: Urucum

ago 13, 2015 Sem comentários by

Aproveitando a coluna Especiarias pelo Brasil, você sabia que pode ser feito um delicioso chá com as folhas de Urucum?

Urucum

Essa planta também conhecida como Bixa Orellana, é um arbusto nativo da América do Sul e Central, bastante encontrado no Caribe. Essa especiaria cresce em ramos na forma de vagens laranja-avermelhadas, se assemelhando a forma de um coração espinhoso. Cada uma das vagens contém aproximadamente 50 sementes.

Você já deve ter reparado aquela tinta laranja-avermelhada que os índios usam para pintar os seus rostos e corpos, não é mesmo? Essa tinta usada por diferentes tribos indígenas é feita com as sementes de Urucum. Além disso, as suas folhas servem para uma variedade de fins medicinais.

No livro “Prescription for Nutritional Healing”, do escritor Phyllis Balch, ele explica que o Urucum contém aminoácidos, cálcio, ferro e fósforo, além de vitaminas B-2 e B-3. A planta também contém betacaroteno e vitamina C, que são os dois potentes antioxidantes que ajudam a prevenir danos induzidos pelos radicais livres às células e DNA. Quantos benefícios essa pequena sementinha pode conter, hein? E não para por aí…

A semente de Urucum e suas folhas têm propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes. Já as sementes e folhas ajudam a proteger e fortalecer os rins. Alguns especialistas acreditam que o Urucum é responsável por ajudar na saúde do sistema digestivo, por isso é indicado para aliviar a constipação, indigestão, azia e desconforto estomacal causada pelo consumo de alimentos picantes.

Agora vamos aprender a fazer esse delicioso Chá de Urucum?

Ingredientes:

– 10 folhas de urucum;

– 1 litro de água.

Modo de Preparo:

Coloque para ferver as 10 folhas da planta em 1 litro de água, por exatos 10 minutos. Divida o líquido em 3 partes, para serem consumidos pela manhã, à tarde e a noite. Para tratar algum problema externo, faça a mesma receita e tome várias vezes ao dia. Para tratar hemorroidas, ferva 1 vagem seca em 1 xícara de água. A indicação de consumo da bebida é de pelo menos 3 vezes na semana, até quando for necessário.

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Chá de Especiarias, Chás, Destaques, Especiarias, Urucum Tags: , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Chá de Especiarias: Urucum”

Deixe seu comentário