Especiarias pelo Brasil: Cajá

ago 18, 2015 Sem comentários by

cajá

Fruto da cajazeira, a Cajá é também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá, tapiriba, enfim, uma fruta mais que típica da América do Sul.

Na região sudeste do estado brasileiro da Bahia, a cajazeira pode ser encontrada como árvore usada para sombreamento permanente do cacaueiro. Os frutos drupáceos, suculentos, amarelos, azedos e aromáticos da cajazeira são muito apreciados para refrescos e licores.

A Cajá apresenta vários benefícios para nossa saúde, dentre elas a cajá ajuda a prevenir osteoporose, constipação, e fadiga, aumenta as defesas do organismo, aumentando o poder de imunidade além de ser uma fruta exótica e nutritiva.

A Cajá também é rica em antioxidantes, seus altos níveis ajudam e apoiam a saúde do coração e do sistema imunológico e ajudam a retardar o envelhecimento prematuro.

Além de todos esses benefícios, o Cajá também da ótimas receitas, como essa que iremos ensinar para vocês… Um delicioso Mousse de Cajá.

mousse de cajá

Ingredientes:

  • 10 cajás maduros;
  • 400 gramas de creme de leite (duas caixas, ou uma lata sem soro);
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 pote de gelatina incolor;
  • 200 ml de água.

Modo de Preparo:

Descasque os cajás e corte as frutas em pedaços. Coloque no liquidificador a água e os cajás em pedaços e bata até virar uma pasta. Peneire para retirar os bagaços. Coloque o suco coado no liquidificador e bata por dois minutos com o leite condensado, o creme de leite e a gelatina dissolvida em 5 colheres de água. Coloque no recipiente desejado e leve à geladeira até ganhar consistência.

 

Allgemein, Bahia, Destaques, Especiarias pelo Brasil, Nordeste, Pratos Típicos Brasileiros, Receitas Tags: , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Cajá”

Deixe seu comentário