Especiaria: Linhaça

ago 24, 2015 Sem comentários by

linhaça

A linhaça é conhecida há mais de cinco mil anos. É a semente do linho, uma planta fibrosa de onde se extrai material para a indústria de confecções, daí a origem do tecido linho. Seus benefícios foram além das roupas e a linhaça acabou virando uma das especiarias mais populares nas prateleiras das lojas de produtos naturais,  pelos benefícios que proporciona. E eles não são poucos.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. Prestem atenção: a semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Muitos estudos buscam confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também tem elementos que podem trazer  benefícios como: baixa de peso, combate a anemia, combater ao câncer da mama, auxiliar no equilíbrio hormonal; e ajudar a prevenir o câncer da próstata;

Pesquisas atestam que o consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue, melhorando o dia a dia de uma enorme população com doenças ligadas à diabete.

Importante: sempre que você lê matéria sobre a linhaça você é lembrado que a manutenção de resultados positivos só acontece com o consumo regular da especiaria. Regular e sem excessos. É um processo constante de reeducação alimentar.

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom:

A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras poli-insaturadas além de ser cultivada sem agrotóxicos.  A linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3 e é produzida sem muito rigor, o que a torna menos indicada.

Linhaça emagrece?

Tal qual a chia, a linhaça não tem o poder de tirar gordura do corpo. Por ser rica em fibras, a especiaria sacia a fome e estimula o intestino, ajudando – paulatinamente-  a emagrecer.  Aí está o milagre: saciar, regular a digestão.

É sempre bom lembrar que qualquer que seja o caminho que você irá seguir para a sua reeducação alimentar, buscar uma redução de peso deve ser acompanhado e sugerido por um médico de sua total confiança.

Aqui apresentamos um caminho. Mas será sempre o especialista, diante de todos os exames que fará com você e diagnósticos que poderá lhe apontar o melhor caminho, mesmo que este caminho tenha a linhaça como um aliado.

A atividade física será sempre uma grande aliada. Faça caminhadas, suba de escada ao invés de ir de elevador, crie uma rotina de atividades em sua vida. Comece devagar com atividades leves e moderadas.

Uma boa noite de sono e evitar ficar estressado também ajuda muito!

Allgemein, Destaques, Linhaça Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Linhaça”

Deixe seu comentário