Chá de Especiarias: Canela

set 03, 2015 Sem comentários by

Feche os olhos e lembre-se da sua infância, a bala de canela que ardia que só o céu da boca, aquele leite morninho com canela que a sua mãe levava na cama para ajudar na insônia, o bolo de banana com canela que você comia aos domingos na casa da Vovó, sem contar o arroz doce tipicamente feito nas festas Juninas.
shutterstock_95936560

Essa especiaria nos acompanha a tantos anos, que não imaginamos quantos benefícios mais ela possui. Nos Estados Unidos foi realizada uma pesquisa universitária, que constatou que a canela pode diminuir consideravelmente os níveis de açúcar no sangue, e dessa maneira pode reduzir as chances do desenvolvimento de diabetes. Claro que isso só terá efeito se a pessoa incorporar ao seu dia a dia o hábito de colocar uma colher de canela no café da manhã.

Há muitos anos atrás, a canela era mais valiosa que o ouro, você sabia? Ela era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários. O chá dessa especiaria se originou no Sri Lanka, sendo usado na medicina oriental por milhares de anos para tratar resfriados, indigestão e cólicas, além de melhorar a circulação e dar mais energia e vitalidade.

Para a culinária, a canela em pau é perfeita como aromatizador de doces como o arroz doce, citado no começo do nosso texto, o doce de abóbora, compostas de frutas, os deliciosos pastéis de Belém, além das típicas rabanadas, entre muito outros. No inverno, podemos preparar deliciosas bebidas como o vinho quente e o quentão. Usada também em licores e bebidas com chocolate quente.

E agora, você conseguiu ter certeza que a canela é essencial em nossa alimentação e tradição brasileira?

Para não deixar você com dúvidas, anota a receita de um delicioso Chá de Canela!

Ingredientes:

  • 0,5 a 2 g (1 a 4 colheres de café) de cascas de canela;
  • 150 mL (1 xícara de chá) de água.

Modo de Preparo:

É necessário fazer uma decocção com a casca da canela para extrair os princípios ativos. Neste caso, ferva a casca da canela em água por cinco a dez minutos. Beber uma xícara de chá de duas a seis vezes ao dia.

Importante: Gestantes não devem ingerir o chá de canela – abortivo.

 

Allgemein, Blogs, Canela, Chá de Especiarias, Chás, Destaques, Especiarias Tags: , ,
Nenhum Comentário para “Chá de Especiarias: Canela”

Deixe seu comentário