Dica – Cinema e Culinária: “Como Água para Chocolate”

set 04, 2015 Sem comentários by

Eu sou, me confesso, chocólatra.

E a especiaria que rege esta dica de cinema e culinária é o Cacau!
cacau1

O nome do filme é “Como Água para Chocolate” eleito pela revista mexicana Somos como um dos melhores 100 filmes do país. É um filme romântico, com todos os componentes que o gênero requer: o primeiro amor, a paixão, sofrimento, dor e dar a volta por cima.

O longa tem como cenário uma pequena fazendo do México, início do século 20, em um contexto de Revolução Constitucionalista.

Nossa heroína é Tita (a atriz Lumi Cavazos) que se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi). Tudo caminha bem, eles pretendem se casar. Mas a sua mãe, seguindo uma tradição local, proíbe o enlace. Sugere que Pedro case com Rosaura, a irmã mais velha das três. Pedro sem ter o que fazer aceita, mas o seu objetivo é o de estar ao lado de sua amada. Agora caberá a Tita, que é a melhor cozinheira da família , visto que praticamente nasceu na cozinha e onde aprendeu todos os segredos dos aromas e alimentos, preparar o bolo de casamento de sua irmã e seu grande amor.

A relação cozinhar, paixão e tristeza que Tita sente por perder Pedro – um sonho aparentemente impossível de virar realidade – passa para nós pelo ato de cozinhar, numa história poética e arrebatadora. Um momento fundamental do filme é quando ela prepara codornas com molho (mostrado em detalhes para o espectador) com as pétalas das rosas que ela ganha de Pedro. Essa cena transmite a todos que saboreiam o prato uma sensação de “sensualidade e volúpia de uma paixão”.

A direção do filme é de Alfonso Arau, que tem uma carreira de 13 filmes, entre eles o belíssimo “Caminhando nas Nuvens”, 1995,   estrelado por Keanu Reeves. “Como Água para Chocolate” é  baseado num livro escrito pela ex-mulher do diretor, Laura Esquivel.

457_likewaterforchocolate
Como Água para Chocolate
, 1992, México. Duração: 105 minutos. Indicado para o Bafta (o Oscar Inglês) para Melhor Filme em Língua Estrangeira. Globo de Ouro, indicado para Melhor Filme em Língua Estrangeiro. Venceu n Festival de Gramado na categoria Melhor Atriz para Lumi Cavazos. Escolhido como Melhor Filme pelo Júri Popular.

 

Allgemein, Blogs, Cacau, Chocolate, Destaques, Filmes Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Dica – Cinema e Culinária: “Como Água para Chocolate””

Deixe seu comentário