Especiarias pelo Brasil: Banana

set 15, 2015 Sem comentários by

banana

Banana, pacoba ou pacova é um pseudofruto da bananeira. Originárias do sudeste da Ásia são atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil, sexto país no ranking da produção mundial (2011), tanto como sobremesa como acompanhamento nas refeições.

A maior parte da sua produção provém do Nordeste do país, onde é produzido 34% do volume total nacional, seguido das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%). Ao todo, a área plantada é de cerca de 520 000 hectares.

São por vezes reconhecidos quatro tipos principais de variedades de banana: a banana-prata, a banana-maçã, a banana-caturra (também conhecida como banana-d’água) e a banana-da-terra. Entre as bananas de mesa, contam-se as variedades maçã, ouro, prata e nanica. Esta última deve o seu nome ao porte da bananeira sendo, na verdade, uma banana de grande dimensão.

A banana, enquanto verde, é constituída essencialmente por água e amido, e, por isso, seu sabor é adstringente. Contudo, por essa mesma razão, pode ser utilizada como fonte de hidratos de carbono em vários pratos. Pode ser produzida farinha a partir de bananas verdes.

Além de consumida fresca, a banana é utilizada para diversos fins. Em sobremesas de colher, salada de frutas, bolos, dentre outras delícias. Em alguns locais do Brasil, como em Antonina e cercanias, serve-se banana-da-terra crua acompanhando o prato típico da região — o barreado —, bem como na forma de “bala de banana”. No Rio de Janeiro e em Pernambuco, o cozido é composto por carnes, tubérculos e legumes, além de banana-da-terra e banana-nanica. No sul de Minas Gerais, é famoso o virado de banana-nanica, que conta também com farinha de milho e queijo mineiro. No litoral norte de São Paulo, o prato principal da culinária caiçara chama-se “azul-marinho” e é constituído por postas de peixe cozidas com banana-nanica verde sem casca, acompanhadas de um pirão feito com o caldo do peixe, banana cozida amassada e farinha de mandioca.

Os benefícios da banana para a saúde devem-se à sua riqueza em potássio, magnésio, fibras, triptofano e vitaminas, incluindo: Regular o intestino, especialmente em casos de diarreia; Diminuir o apetite, ajudando a emagrecer; Ajudar a combater a depressão, pois a banana contém triptofano fundamental para a formação da serotonina, que é o hormônio que melhora o humor e ajuda a relaxar.

E como já é de costume aqui no Armazém das Especiarias, uma receita delícia de Muffin de Banana

muffin de banana

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
  • 1 pitada de sal e uma de noz-moscada;
  • 1/2 colher (sopa) de gengibre em pó;
  • 7 bananas-nanica;
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar;
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida;
  • 1/4 de xícara (chá) de leite;
  • 1 ovo grande;
  • 1 xícara (chá) de nozes.

Modo de Preparo:

1. Aqueça o forno em temperatura média.

2. Numa tigela, misture a farinha, o bicarbonato, o sal, a noz-moscada e o gengibre.

3. Em outra tigela, amasse a banana e misture com o açúcar, a manteiga, o leite e o ovo. Junte à farinha e misture.

4. Adicione as nozes trituradas grosseiramente e misture novamente.

5. Distribua a massa entre 38 fôrminhas de papel com 5 cm de diâmetro, preenchendo até 3/4 da capacidade.

6. Asse por 15 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro da massa, ele saia limpo.

7. Retire do forno, deixe amornar por cinco minutos sobre uma grade. Desenforme e sirva.

Allgemein, Centro-oeste, Destaques, Especiarias, Especiarias pelo Brasil, Nordeste, Norte, Receitas, Sudeste, Sul Tags: , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Banana”

Deixe seu comentário