Especiaria: Dendê

set 28, 2015 Sem comentários by

dendê

A cultura do óleo de dendê soma toneladas em sua produção ano a ano no Brasil. 80% é utilizado na área comestível. Os 20% restantes participam da produção de sabonetes, cosméticos, produtos de limpeza e, de alguns anos para cá, como biodiesel. Responsáveis: 900 parceiros na agricultura familiar, 300 médios e grande porte, com meta de criar 15 mil empregos até 2014.

Para entender com algum conforto esse processo, recorremos a dados da Embrapa (aqui)

Sequestrador natural de gás carbônico, o dendezeiro (de qual se extrai o óleo de dendê) possibilita – com o seu cultivo – a recuperação de áreas degradadas, há muito tempo desmatadas ou transformadas em pasto. 

Mais ecologia: cada hectare, quando as árvores estão adultas, sequestra 26 toneladas de carbono.

Os frutos, chamados de dendê, são pequenos cocos, de cerca de quatro centímetros de comprimento por 2,5cm de diâmetro, com polpa avermelhada e semente muito dura, que se aglomeram em grandes cachos.

Produzem dois tipos de óleo: óleo de dendê ou óleo de palma. O termo óleo de dendê é utilizado para o óleo bruto e o termo óleo de palma para o óleo refinado.

As principais aplicações do óleo de dendê na alimentação: margarinas, gorduras sólidas, óleo de cozinha, maionese, panificação, leite, chocolates artificiais. Indispensável na cozinha afro-brasileira, é utilizado em pratos como caruru, vatapá, acarajé, bobó-de-camarão. É rico em betacaroteno, fonte importante de vitamina A, que os estudiosos apontam como boa para a nossa visão. E tocofeiros e tocotrienois, que atuam como antioxidantes.

 

Allgemein, Dendê, Destaques Tags: , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Dendê”

Deixe seu comentário