Especiarias pelo Brasil: Carambola

nov 03, 2015 Sem comentários by

shutterstock_206492884

Como todos sabem a Carambola não é uma fruta típica do Brasil, sendo originária da Índia. Porém, foi introduzida aqui no Brasil em 1817, no Estado de Pernambuco que ela se tornou uma grande especiaria entre outras frutas típicas do nosso país.

Sua cor é verde ou amarela e possui um sabor agridoce. A caramboleira é uma árvore de pequeno porte, bastante usada na ornamentação de quintais e jardins. A fruta é bastante consumida na China, principalmente na fabricação de sobremesas.

O cultivo da carambola é indicado em regiões de clima quente e úmido. Em torno de 4 anos, a árvore já começa a dar os primeiros frutos. Uma caramboleira pode durar cerca de 50 a 70 anos.

A fruta possui um formato semelhante ao de uma estrela, por isso também é conhecida como “star fruit”. A carambola possui cinco gomos e uma polpa de consistência rígida. A fruta é encontrada na grande maioria das vezes, em pomares pequenos, quintais e sítios, seu cultivo não é feito em escala.

A carambola é uma fonte rica em sais minerais e vitaminas A, B1, B2, C, além de fósforo e potássio. A fruta é consumida in natura ou usada na fabricação de geléias, caldas, sucos e compotas.

Agora, fique com uma deliciosa receita com Carambola!

 Doce de carambola em caldas

 138616_original

Ingredientes:

  • 30 carambolas;
  • 1/2 kg de açúcar;
  • 1/2 litro de água;
  • Cravo a gosto;
  • Canela a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Corte a carambola em formato de estrelinhas (fatias);
  2. Leve ao fogo a carambola com o restante dos ingredientes;
  3. Deixe ferver em fogo baixo por 30 a 40 minutos.

 

Allgemein, Amaranto, Blogs, Carambola, Carambola, Destaques, Especiarias pelo Brasil Tags: , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Carambola”

Deixe seu comentário