Especiarias pelo Brasil: Caju

nov 10, 2015 Sem comentários by

shutterstock_297306380

Hoje vamos falar sobre o Caju, essa fruta tão saborosa que para quem não sabe, é nativa do Brasil. Lá atrás o Caju foi levado pelos os portugueses para Ásia e África. No Brasil o cajueiro é encontrado quase em todos os estados brasileiros, principalmente nos estados do Nordeste, devido às condições climáticas. O estado do Ceará o maior produtor de castanha de caju, por exemplo.

O Caju é uma fruta muito nutritiva para a saúde, e uma excelente fonte de proteínas e minerais essenciais, incluindo o cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco e De sódio que também está presente em uma quantidade muito pequena. O Caju também contém vitaminas como a C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B-6, ácido fólico, E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona).

E não para por aí, o Caju pode ajudar no combate as diabetes, na prevenção do câncer, evita os cálculos biliares e melhora a anemia, pois ele é uma grande fonte de ferro. Incrível não é que essa frutinha, que nem todo mundo gosta possa fazer tão bem a nossa saúde.

Agora na culinária o Caju é também é bastante usado, principalmente no Nordeste. No Piauí a chef Elayna Rocha prepara deliciosos pratos com a polpa da fruta, chamado de “carne do caju”. Ela criou receitas de lasanha, bife, almôndegas, paçoca, arroz de forno, creme de caju, além de sobremesas como doces e pudim, tudo com a polpa. Há quatro anos, ela ministra cursos sobre o uso do caju na alimentação.

Receita de Doce de Caju em Calda

10.11 (3)

Ingredientes:

  • 20 cajus médios;
  • 500 gramas de açúcar;
  • 5 cravos-da-índia;
  • 2 paus de canela;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

Separe 20 cajus e descasque-os. Dê uma apertada em cada um para tirar um pouco do suco e reserve. Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo para caramelizar. Quando o caramelo estiver com cor de guaraná (mesmo que o açúcar não esteja totalmente dissolvido) acrescente a água e volte ao fogo até derreter todo o caramelo. Quando o caramelo estiver derretido acrescente os cajus, a canela e o cravo. Deixe ferver. Quando o doce ferver baixe o fogo e deixe a calda engrossar, isto leva de uns 50 minutos há 1 hora. Mexa de vez em quando. Quando a calda engrossar o doce estará pronto. Coloque em um recipiente de vidro.

Dicas:

  1. Cuidado na hora de juntar a água com o caramelo faça isto devagar, pois a temperatura está muito alta e a água pode espirrar;
  2. Tem gente que faz este doce sem descascar o caju, eu acho que descascando fica muito mais delicado e saboroso.

Fonte: http://www.aquinacozinha.com

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Destaques, Especiarias pelo Brasil, Piauí Tags: , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Caju”

Deixe seu comentário