Especiaria: Manjericão (Basílico)

nov 23, 2015 Sem comentários by

Em muitas receitas você vai encontrar a palavra basílico. O que é a especiaria basílico, será a pergunta que não quer calar? Palavra derivada do grego basilikos, que significa “erva digna de reis”. O manjericão é provavelmente nativo do Iran ou da Índia e chegou na Itália através do Oriente Médio. No século XV e XII foi introduzido na França e Inglaterra, respectivamente. Chegou à América com os primeiros imigrantes. No ocidente é símbolo de fertilidade. O escritor italiano Giovanni Bocaccio, autor de um número notável de obras, incluindo Decamerão, conta em um de seus livros a história romântica de Lisabetta “cujas lágrimas regavam o vaso de manjericão no qual havia enterrado a cabeça de seu amante”.

shutterstock_113262472
As folhas mais aromáticas do manjericão são as colhidas logo antes da florada. Elas preservam uma maior quantidade de óleos vegetais, o que determina o aroma. A planta age principalmente nos sistemas digestivo e nervoso. Alivia a flatulência, cólicas estomacais e indigestão. Também pode ser utilizado para prevenir ou aliviar a náusea e o vômito. Gargarejos e bochechos com chá morno de manjericão, associados a uma alimentação menos ácida, ajudam a fazer as aftas sumirem.

Como sempre orientamos, em qualquer caso ligado a área medicinal, procure sempre um especialista de sua total confiança para que ele faça a prescrição correta do seu caso. Nunca faça qualquer uso por conta própria.

Na culinária, pode ser usado fresco, congelado ou seco em sopas, peixes, omeletes, molhos, massas, pizzas e com vegetais como a alcachofra, brócolis, cenouras, berinjela e abobrinha. Talvez seja o melhor acompanhamento para tomates, sendo essencial em molhos e no pesto. No caso dos molhos, melhor utilizá-lo somente no final do cozimento para manter o sabor e o aroma. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos.

 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 100g

Valor energético 21Kcal
Carboidratos 3,6 gr
Proteínas 2,0 gr
Gorduras Totais 0,4 gr
Gorduras Saturadas 0 gr
Gorduras trans 0 gr
Fibra Alimentar 3,3 gr
Sódio 4 mg

 

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Destaques, Especiarias, Manjericão Tags:
Nenhum Comentário para “Especiaria: Manjericão (Basílico)”

Deixe seu comentário