Médicos que Cozinham: Tamarindo
Olá, queridos amigos e leitores do Armazém das Especiarias. Esta manhã, estava eu assistindo mais uma vez o episódio do Chaves que tem o “suco de Tamarindo” e me bateu uma vontade de falar sobre está iguaria, principalmente, devido a minha imensa admiração e respeito pela culinária oriental a qual aprecio. Então, “olha o refresco de Tamarindo com sabor… de tamarindo mesmo”!
Etimologia:
O termo “tamarindo” origina-se do árabe تمر هندي [tamr hindī], que em português significa “tâmara da Índia“. A palavra chegou à língua portuguesa pelo latim medieval tamarindus , daí a denominação do gênero, em latim científico, Tamarindus (1753).
O tronco divide-se em numerosos ramos curvados, formando copa densa e ornamental; as folhas são compostas e sensíveis (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares. O fruto – tamarindo ou tamarino – é uma vagem alongada com 5 a 15 cm de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tartárico (11%), ácido acético, ácido cítrico.
100 gramas de polpa contém 272 calorias, 54 mg. cálcio, 108 mg. fósforo, 1 mg. de ferro, 7 ug. Vit. A, 0,44 mg. Vit. B e 33 mg. Vit. C.
Usos do tamarindeiro:
Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe, preparos orientais, entre outros. Um derivado do tamarindo, a sua pasta é muito famosa e popular na Thailândia, pois aromatiza e tempera um de seus principais pratos, o famaoso Pad Thai.
Sementes: ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.
Folhas: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.
Necessidades da planta:
Clima: a planta pode ser cultivada em regiões tropicais úmidas ou áridas. A temperatura média anual deve estar em 25°C, e as chuvas anuais entre 600 e 1500mm. A planta requer boa intensidade de luz e é sensível ao frio.
Solo: Devem ser profundos, bem drenados, pH entre 5,5 e 6,5, de preferência areno-argilosos. Solos pedregosos e sujeitos a encharcamento devem ser evitados.
Quais os benefícios para a saúde?
O fruto tamarindo contém compostos químicos importantes e com benefícios para nossa saúde como minerais, vitaminas e fibras alimentares. A sua polpa é uma rica fonte de polissacarídeos não-amiláceos e fibra dietética, tais como hemicelulose, mucilagem, pectina e taninos. 100g de polpa de tamarindo fornecem 5 ou mais de 13% da fibra dietética. A ingestão de fibra dietética na alimentação aumenta o volume e os movimentos intestinais, assim, ajudando na prevenção da prisão de ventre, e eliminando os níveis de colesterol “ruins” do corpo. A fibra também liga às toxinas do alimento, ajudando a proteger a membrana mucosa do cólon de substâncias cancerígenas.
Enquanto o limão é rico em ácido cítrico, o tamarindo é rico em ácido tartárico. O ácido tartárico dá um gosto amargo à alimentação, mas também é um poderoso antioxidante (antioxidante número E, E334), que ajuda a proteger o corpo de radicais livres prejudiciais.
A fruta de tamarindo contém muitos fitoquímicos voláteis, tais como: limoneno, geraniol, safrol, ácido cinâmico, salicilato de metilo, pirazina e alkylthiazoles. Juntos, esses compostos representam os benefícios e as propriedades medicinais do tamarindo. É também uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial. O ferro é essencial para a produção de células vermelhas do sangue e atua como um co-fator das enzimas do citocromo oxidases.
Além disso, é rico em muitas vitaminas essenciais antioxidantes, incluindo a tiamina, 36% de níveis diários requeridos, vitamina A, ácido fólico, riboflavina, niacina. Tamarindo apresenta um significativo nível de vitamina C, bem como a vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética. Há também um certo número de compostos orgânicos que fazem do tamarindo um poderoso antioxidante e um agente anti-inflamatório.
Mas atenção, pessoal…
O tamarindo tem muitas calorias e não é aconselhado comer grandes quantidades, porém, beber um copo de suco de tamarindo antes do almoço e do jantar ajuda a diminuir o apetite.
Informação Nutricional do Tamarindo:
Componentes | Quantidade em 100 g de Tamarindo |
Energia | 239 calorias |
Proteínas | 2,8 g |
Gorduras | 0,6 g |
Carboidratos | 62 g |
Fibras | 5 g |
Vitamina A | 30 UI |
Vitamina B6 | 0,1 mg |
Vitamina C | 3,5 g |
Cálcio | 74 mg |
Magnésio | 92 mg |
Ferro | 2,8 mg |
Sempre moderação.
Então, minha gente, deixo aqui a receita do mais famoso e tradicional prato tailandês, o qual utiliza a pasta de Tamarindo no seu preparo… É dos Deuses! Aproveitem!!
PAD THAI
Tempo de preparo: 20 min
Porções: 2
Ingredientes base:
- 200 gramas de “rice noodles” – o macarrão de arroz tailandês
- 100 gramas de tofu
- 2 xícaras de broto de feijão
- 2 ovos
- 1/2 cenoura pequena
- 3 dentes de alho
- 2 cebolinhas verdes picadas
- 3 colheres sopa de óleo vegetal
- 1/3 xícara de amendoin tostado, sem casca (inteiros ou picados)
Nota: é comum por aqui três tipos de Pad Thai:
– com mini camarões secos (usar duas colheres de sopa);
– com frango e/ou porco (150 gramas);
– com frutos do mar: camarões, lula e kani (150 gramas).
Ingredientes para o tempero:
- 1 xícara de suco de tamarindo
- 3 colheres chá de açúcar mascavo ou cristal
- 4 colheres sopa de “nam pla”
- 2 colheres sopa de molho de ostra
- 2 colheres sopa de molho de soja escuro (dark soy sauce – mais espesso e mais doce que o shoyu normal)
- 1 pitada de sal
- Pimenta em pó a gosto
Pad Thai Noodle
Em um recipiente, misture todos os ingredientes para o tempero e reserve.
Modo de Preparo:
- Rale a cenoura.
- Pique o alho em pedaços bem pequenos.
- Pique o tofu (e sua proteína escolhida) em pedaços médios.
- Em uma frigideira anti-aderente, em fogo médio, adicione o óleo.
- Quando ficar quente, adicione o alho, o tofu e a proteína escolhida.
- Frite até o tofu começar a ficar dourado.
- Abaixe o fogo e adicione os ovos, mexendo para que se desmanchem e se misturem aos demais ingredientes.
- Adicione a cenoura ralada, a cebolinha verde e os brotos de feijão e mexa por uns 3 minutos.
- Desligue o fogo e reserve essa parte em um prato.
- Na mesma frigideira, agora sem óleo, coloque o noodle e a mistura do tempero e cozinhe por uns 3 minutos.
- Adicione novamente os outros ingredientes (os que acabou de reservar em um prato), misture bem e desligue em seguida.
- Adicione os amendoins e sirva!