Especiarias: Chia

jan 04, 2016 Sem comentários by

chia

A Chia é uma especiaria fundamental para o nosso dia a dia. É bastante conhecida, mas é sempre bom lembrar dela e de tudo que pode proporcionar de bom para a nossa saúde e para todos os membros de nossa família, inclusive às crianças.

A sementinha tem origem mexicana, com nome de batismo de “Salvia Hispânica”.  Melhor do que acreditar em milagres, afirmam estudiosos e nutricionistas, é consumi-la. Ela soma a perda de peso com boa saúde, se observadas todas as regras.  Pode ser encontrada em forma de grão, óleo ou farinha nas lojas de produtos orgânicos/naturais, farmácias de manipulação, feiras livres ou internet.

O que promete a especiaria Chia?

– Ajuda a emagrecer;
– Regula o intestino;
– Reforça o sistema imunológico;
– Controla a pressão;
– Preveni doenças cardiovasculares;
– Melhora o humor;
– Diminui o colesterol ruim;
– Fortalece os ossos;
– Combate o aparecimento dos radicais livres;
– Deixa a pele mais bonita.

Como incluir a Chia na alimentação diária?  Se o objetivo é cuidar da saúdeadicione uma colher de sopa da semente em vitaminas, no feijão, arroz, sopas ou porções de frutas. Já o óleo (em temperatura ambiente) pode ser misturado na salada. A farinha pode ser utilizada em receitas. Quem busca a especiaria visando emagrecer tem que ter cuidados com a quantidade consumida. A Chia é uma especiaria calórica e seu uso equivocado  pode ter efeito inesperado: em vez de ajudar a emagrecer, pode incentivar o aumento de peso. Siga a risca a dica: com água ou suco adicione apenas 1 colher de sopa e tome meia hora antes do almoço e outra, meia hora antes do jantar. Isso representará consumo de 140 calorias.

Para quem está curioso, o segredo dessa semente é que ela pode absorver 12 vezes o próprio peso em água. O grão ainda tem uma capa de gel que, em contato com a água ou suco, infla, e aumenta a sensação de que o estômago está cheio (saciedade) e, consequentemente, diminui a fome. Em todos os casos, os benefícios da chia terão 100% de chances de se realizar com a nossa participação: alimentação balanceada e a prática de exercícios, ainda que moderados.

Afinal de contas, ensinam os nutricionistas, a chia não tem o poder de fazer a gordura sair do corpo, mas pode ajudar bastante aqueles que querem perder uns quilinhos.

Allgemein, Chia, Destaques Tags: , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias: Chia”

Deixe seu comentário