Especiaria: Cambuci

jan 26, 2016 1 Comentário by

shutterstock_225212899

O cambucizeiro é uma árvore frutífera que tem em sua certidão de nascimento a Mata Atlântica. É uma árvore que atinge de 3 a 5 metros de altura, copa em forma de pirâmide e tronco com 20 a 30 centímetros de diâmetro. Possui folhas simples, lisas e flores axilares pedunculadas e solitárias.

O seu fruto, nossa especiaria aqui focada, é uma baga lisa, achatada, de cor verde mesmo quando maduro, de polpa carnosa. A especiaria tem parentes famosos como a goiaba e a pitanga e muita caracterizada pela sua riqueza em vitamina C. A diferença está no fato do Cambuci ser bastante azedo ao nosso paladar, portanto não é uma fruta que se vê pessoas saboreando in natura. Há exceções. Estudo realizado por alunos do curso de graduação em química na Universidade de Mogi das Cruzes corroborou que o Cambuci tem forte presença de vitamina C, que combate o envelhecimento e favorece o sistema imunológico, além de ter boa concentração de alguns nutrientes, como zinco e o magnésio.

Segundo o químico e fitologistas Lelington Lobo Franco, autor do livro As incríveis 50 frutas e seus Poderes medicinais, o Cambuci é indicado para pessoas de constituição física frágil, doentes, anêmicas e convalescentes: “ Possui tanino, substância empregada no tratamento de bronquite, tosse e coqueluche. Ainda é composto por vitamina A (boa para a visão), complexo B (ajuda na memória) e ferro”. Como sempre, orientamos que ao consumir qualquer tipo de especiaria, procure um especialista de sua inteira confiança. Ele é a pessoa indicada para avaliação e dosagem correta.

Pesquisadores afirmam que um pé de cambuci em idade adulta chega a produzir 200 kg de frutos por ano. Em algumas regiões, foram encontrados pés produzindo muito mais. Atualmente, é fácil você encontrar o cambucizeiro em Paranapiacaba, São Paulo e Teresópolis, Rio de Janeiro, no Parque Nacional da Serra dos órgãos. A população de Paranapiacaba utiliza o cambuci para elaborar deliciosas receitas como geleias, sorvetes, sucos, licores, maceração em bebidas alcoólicas, mousse, bolos.

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Destaques, Especiarias, Frutas e Verduras - Armazenamento Tags: , , ,

Um Comentário para “Especiaria: Cambuci”

  1. Antônio César says:

    A foto não é do cambuci e sim de uma pimenta

Deixe seu comentário