Especiarias pelo Brasil: Jabuticaba

fev 02, 2016 Sem comentários by

shutterstock_229795774

 

A Jabuticaba é conhecida há mais de 400 anos, para quem não sabe ela é 100% nativa do Brasil. Mas a beleza de uma jabuticabeira florida e cheia de frutos se estendeu para outras regiões e países sul-americanos. Trata-se de uma árvore de porte médio, podendo chegar até nove metros de altura, dependendo da espécie.

A jabuticabeira pode ser cultivada em jardins, quintais, pomares comerciais e também em vasos, como planta ornamental. Mas, para plantar as sementes e vê-la dar frutos, é preciso ter paciência. Ela leva entre 10 e 15 anos para frutificar.

A sua fruta tem baixa gordura podendo ser uma rica fonte de Vitamina C e também contém outras vitaminas, como a Vitamina E, Tiamina, Niacina, Riboflavina e ácido fólico. A jabuticaba também contém minerais como o Cálcio, Potássio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Cobre, Manganês e Zinco.

Nos últimos anos alguns estudos revelaram que a casca da jabuticaba é uma alta fonte de fibra alimentar e compostos fenólicos (antocianinas) que têm propriedades antioxidantes. Juntamente com seus frutos tem um alto teor de elagitaninos. Já a casca da jabuticaba tem um dos maiores teores de ácido elágico, conhecidos como antocianinas que aumentam com a maturação do fruto.

Para aproveitar o verão, separamos esse suco antioxidante e diurético de Jabuticaba, da chef Priscila Herrera, do nosso parceiro Banana Verde.

shutterstock_214781731

Ingredientes:

  • 1 taça de água de coco (natural);
  • 20g de amora;
  • 40g de jabuticaba;
  • 1 col. de sopa de mel de agave;
  • 1 col. de chá de capim santo.

Modo de Preparo:

  1. Coloque no liquidificador a água de coco e o capim santo;
  2. Em seguida, coloque a amora e a jabuticaba;
  3. Por último, coloque uma colher de sopa do mel de agave e misture tudo no liquidificador.
Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Destaques, Especiarias pelo Brasil, Frutas e Verduras - Armazenamento Tags: , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Especiarias pelo Brasil: Jabuticaba”

Deixe seu comentário