Como Plantar, Usar, Armazenar e Encontrar: Gengibre

fev 08, 2016 Sem comentários by

COMO PLANTAR:

O gengibre é uma planta muito fácil de ter em casa. Ele precisa de uma área protegida de vento, sol indireto, clima quente, umidade e solo úmido. Você pode comprar uma muda ou trazê-lo do supermercado Nesse caso, é recomendável, deixá-lo de molho por uma noite já que muitas vezes o gengibre comprado em lojas é tratado com um químico que retarda o crescimento. Plante-o em um vaso ou diretamente no solo e regue-o sempre mantendo o solo úmido, mas não encharcado.
A melhor época para o plantio é no final do inverno, começo da primavera. Para plantar você pode colocar a raiz inteira na terra ou cortar os rizomas em pequenos pedaços que apresentem brotos. Enterre em uma profundidade de 5 a 10 cm com os brotos para cima. A colheita acontece por volta do nono mês, quando as folhas já tiverem morrido. Aí é só retirar a raiz inteira e cortá-la em pedaços. Fique com o que precisar para a cozinha e replante o que sobrou

COMO USAR:

O gengibre além de delicioso tem várias propriedades medicinais que incluem alívio de dores estomacais, cólicas, indigestão e stress. Na culinária é muito usado em receitas asiáticas. Três maneiras de usar o gengibre em casa:
No chá: Ferva um pequeno pedaço de gengibre descascado e fatiado com dois copos de água por dez minutos. Coe e adicione mel se quiser adoçar. O gengibre combina bem com aromas florais, então se quiser adicione camomilha ou lavanda no chá. Fica fantástico!

No arroz: adicione algumas fatias de gengibre fresco na água do arroz. O arroz terá um sabor diferenciado, especialmente se você estiver fazendo arroz com leite de coco: use 400 ml de leite de coco, duas xícaras de água, duas xícaras de arroz jasmim ou basmati e quatro fatias de gengibre fresco. Cozinhe o arroz de acordo com as indicações do pacote. Retire o gengibre antes de servir.

Infusão de gengibre na vodka: para uma garrafa de 750 ml de vodka (gim ou rum também combinam), descasque dois ou três pedaços grandes de gengibre. Coloque o gengibre dentro da garrafa e reserve por pelo menos quatro dias. Quanto mais tempo ficar, mais realçado ficará o sabor do gengibre.

COMO ARMAZENAR:

É aconselhável guardar o gengibre na geladeira com a casca por até três semanas. Também pode ser congelado sem casca por até seis meses.

 

ONDE ENCONTRAR:

No Mercadão Municipal de São Paulo, Zona Cerealista, feiras livres, supermercados e na Grão-Vizir Masalas & Especiarias, Rua Marcelina, 563. Vila Romana – São Paulo, SP. Telefones: 11 3869-4559 e 2649-4559. Pode ser acessada eletronicamente:graovizirespeciarias@gmail.com ou www.graovizirespeciarias.com.br ouwww.facebook.com/graovizir.especiarias

Funciona de segunda a sexta, das 10 h às 18 h. Aos sábados, das 10 h às 15 h.

Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Destaques, Especiarias, Gengibre, Onde Comprar Tags: , , , , , , , , ,
Nenhum Comentário para “Como Plantar, Usar, Armazenar e Encontrar: Gengibre”

Deixe seu comentário