Como Plantar, Usar, Armazenar e Encontrar: Cebolinha

fev 15, 2016 Sem comentários by

shutterstock_3

COMO PLANTAR:

 A cebolinha (Allium schoenoprasum) pode ser semeada em pequenos vasos de barro, mas se você quiser ter esse tempero mais rapidamente, uma solução prática é aproveitar as mudinhas que são vendidas na feira. Para isso, quando comprar cebolinha, corte as folhas para uso e plante os toquinhos, com um pouco da raiz. Em pouco tempo, as mudas vão soltar brotos vigorosos e perfumados. Ao plantar, não esqueça que a cebolinha gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica. Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado. A planta adulta é relativamente resistente a curtos períodos de seca.

Recomenda-se dar um espaçamento por metro linear, plantando de 0,20 x 0,10 cm, aplicando entre 0,5 gramas de sementes a 0,6 por m².

Deve ser cultivada sob sol pleno, ao menos por algumas horas do dia, em solo fértil, bem preparado, enriquecido com matéria orgânica. A cebolinha se adapta a uma ampla faixa climática, suportando o frio e o calor, mas prefere o clima ameno, entre 13 a 24 graus. Retire, se necessário, plantas invasoras que estejam concorrendo com a cebolinha verde por nutrientes e recursos. Na ocasião da colheita, que recomendam os técnicos, deve ser entre 75 a 120 dias,  podemos arrancar a planta inteira, para aproveitamento do pseudocaule  ou cortar as folhas na base para que rebrote. Multiplica-se por sementes e por divisão das touceiras.


COMO USAR:

Usa-se os talos em saladas de verduras e de batatas, omeletes e outros pratos com ovos. Podem ainda ser salpicados em sopas, batatas assadas,  purê de batatas ou servidos crus na decoração de pratos. Além de ser um ingrediente essencial na fabricação de muitos temperos. Alguns preferem misturar com maioneses para harmonizar com sanduíches. E garantem: fica uma delícia!

A cebolinha fresca sempre deve ser adicionada no final do preparo, pois não podem queimar ou cozinhar demais.

Sempre lave as cebolinhas antes de usar, assim como qualquer alimento vindo da “terra”, possui sujeiras, bactérias e produtos químicos.


COMO ARMAZENAR:

Compre fresca. Depois de lavar e picar a cebolinha, coloque num recipiente fechado, na geladeira, na parte mais baixa, onde se conservará por alguns dias. Se seca, guarde em recipientes fechados, em local protegido da umidade.

Quando comprar cebolinha, veja se ela esta com a raiz e corte bem rente as cebolinhas, tomando cuidado para não danificar muito a raiz. Coloque em um copo com água filtrada  até que cubra uns dois dedos de raiz e deixe em um local fresco para que sua cebolinha possa respirar.

Depois de dois dias você verá o resultado. O ideal é trocar a água todos os dias, para evitar o cheiro forte e depois de alguns dias (+ou- 12 dias) você vai ter lindas cebolinhas. Depois dela formar a pontinha fechada é só aparar, picar e congelar para usar futuramente. E assim o ciclo recomeça e você terá cebolinhas sempre fresquinhas.


ONDE ENCONTRAR:

 Mercadão Municipal de São Paulo, Mercado Municipal da Lapa. Zona Cerealista, feiras livres, supermercados, armazéns de bairro que trabalham com hortaliças frescas ou em sua própria casa.

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Cebolinha, Como eu armazeno, Como eu planto, Como eu uso, Destaques Tags: , , , , ,
Nenhum Comentário para “Como Plantar, Usar, Armazenar e Encontrar: Cebolinha”

Deixe seu comentário