Especiaria: Cebolinha

fev 15, 2016 Sem comentários by

shutterstock_137873726

Você conhece o Cebolácio Júnior Menezes da Silva? Não!?

Certamente os seus filhos e milhares de crianças do Brasil – e até do exterior – conhecem. Ele é o simpático Cebolinha, personagem criado pelo cartunista Maurício de Souza, também conhecida como pai da Mônica.  Maurício se inspirou num garoto que conheceu em 1960 e que tinha os cabelos – e um comportamento – espevitados que pareciam uma cebolinha.

Deixando de lado o meu olhar de criança – sou até hoje fã dos personagens do Maurício de Souza –  foco minha atenção na especiaria que vamos ver neste post: a cebolinha.

É uma planta que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde-escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor parecido com o da cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, em pastas de queijo fresco e também em pratos de ovos e queijo. A cebolinha é também muito apreciada no molho tártaro.

Uma informação importante: A cebolinha é uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo. No Brasil, de todos os condimentos usados na culinária, a cebolinha-francesa é a mais popularizada, junto com a salsa. Em razão de ser uma planta bem versátil em relação ao seu uso, é utilizada em praticamente todas as partes do mundo. O mais antigo indício do cultivo da hortaliça data de cerca de 3.200 anos a.C. na civilização persa.

Se a pergunta cair no vestibular, você já conhece a resposta.

A cebolinha é uma boa fonte de vitaminas A e C, sendo, assim, um bom auxílio no combate à gripe e às doenças respiratórias em geral. Além disso, a hortaliça auxilia na digestão e estimula o apetite. Existem inúmeras maneiras de se utilizar a cebolinha. Geralmente, a hortaliça é usada na elaboração de pratos, como sopas, caldos, omeletes, purês de batata, além de ser um ingrediente essencial na fabricação de muitos temperos. Mas além de dar sabor e cor aos nossos pratos, a cebolinha verde também tem seus benefícios a saúde, e se você ainda não faz uso constante dela em sua cozinha esses benefícios podem te ajudar a começar usar mais esse excelente “tempero” em suas receitas.

A cebolinha possui vitamina A que é importante ao nosso organismo por atua como antioxidante, fortalece o sistema imunológico, melhora a visão e ajuda no crescimento do cabelo.Outra vitamina importante presente na cebolinha é a vitamina C que ajuda na prevenção de muitas doenças e retarda o envelhecimento. Além das vitaminas, na cebolinha ainda é possível encontrar minerais como cálcio e fósforo e também a niacina que estimula o apetite e deixa a pele mais bonita.

Neste caso, do uso terapêutico, mais uma vez a recomendação: consulte sempre um especialista de sua confiança, não importa qual linha terapêutica ele professe. No Brasil é uma das plantas mais utilizadas como tempero, e em conjunto com a salsinha forma um condimento conhecido como cheiro-verde. A cebolinha é também um excelente repelente e antibiótico, servindo em preparações orgânicas para prevenir pragas e doenças de plantas. Muito utilizada na cozinha oriental, agregando sabor em legumes fritos, saladas e sopas especiais. Com ela podemos temperar manteigas, queijos, patês, cuscuz, omeletes. Pode substituir com sucesso a cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) em muitos pratos.

Allgemein, Blogs, Boas Práticas, Cebolinha, Destaques, Especiarias Tags: ,
Nenhum Comentário para “Especiaria: Cebolinha”

Deixe seu comentário